TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS

Projeto de pesquisa: ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Negócios / ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS

ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS

Exames: ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: janielisantos 28 setembro 2013

Tags:

Palavras: 404 | Páginas: 2

Visualizações: 796

Imprimir Trabalho ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS

A primeira manifestação de comércio foi o escambo que nada mais era que a troca direta de mercadorias, sem equivalência de valor. Nessa troca, algumas mercadorias passaram a ser mais procuradas que outras, assumindo a função de moeda-mercadoria (sal, gado, pau-brasil, açúcar, cacau, tabaco e pano).

O sal deu origem à palavra salário, assim como a palavra gado, em latim pecus, ao termo pecúlio.

A permuta de algumas mercadorias encontrava sérias dificuldades como a distância, ao estado perecível as estradas, o perigo de assaltos etc.

Quando o homem descobriu o metal, passou a utilizá-lo na confecção de utensílios, que adotou como o principal padrão de valor monetário.

COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRÉSTIMOS

Como e quando surgem os juros.

O surgimento dos bancos está diretamente ligado ao cálculo de juros compostos e o uso da matemática comercial e financeira de modo geral. Na época em que o comércio começava a chegar ao auge, uma das atividades do mercador foi também a do comércio de dinheiro: com o ouro e a prata. Nos diversos países eram cunhadas moedas de ouro e prata. Durante a expansão do comércio, assim como durante as guerras de conquista, as moedas dos diferentes países eram trocadas, mas o pagamento só podia ser efetuado com dinheiro do país específico.

Consequentemente, dentro das fronteiras de cada país, as moedas estrangeiras deviam ser cambiadas por dinheiro deste país. Por outro lado, os comerciantes e outras pessoas possuidoras de muito dinheiro, que viajavam ao exterior, precisavam de dinheiro de outros países, que compravam com moeda nacional.

Com o passar do tempo, alguns comerciantes ficaram conhecendo muito bem as moedas estrangeiras e passaram a acumulá-las em grandes quantidades. Desta forma, dedicaram-se exclusivamente ao câmbio de dinheiro, ou seja, ao comércio de dinheiro.

Aconteceu então a divisão de trabalho dentro do campo do comércio paralelamente aos comerciantes que se ocupavam com a troca de artigos

Clique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com