TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO CONCEITO

Tese: ORÇAMENTO CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Para que uma empresa tenha sucesso, se faz necessário que os seus gestores tenham conhecimento e esforço o que é uma tarefa muito difícil. Muitas são as dificuldades que irão surgir para serem enfrentadas.

O planejamento tem um papel fundamental em uma empresa, pois surgiu diante de organizar e aprender a lidar com a competitividade. O orçamento é um importante instrumento em um processo de planejamento e controle operacionais.

Portanto, o orçamento fundamenta-se na elaboração de um plano geral de ação da empresa, de acordo com os objetivos, as metas e as políticas de ação a curto e longo prazo. O sistema orçamentário fornece à direção as instruções para a execução de planos, enquanto a avaliação e o controle permitem a comparação dos valores realizados pela empresa, projetados para o período. ( ZDANOWICZ, 2003).

Assim nos dias atuais, onde há alta competitividade, é necessário controlar custos e incrementar as receitas, para que isso ocorra da forma desejada, o orçamento tem que ser bem planejado com bastante segurança e aprimorar os resultados obtidos.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento deve ser entendido como planos e políticas de uma empresa que formalmente expressam o que se deseja obter de resultados, através desses conhecimentos das receitas, custos e resultados projetados, se podem tomar as decisões para alcançar seus objetivos, é bastante importante que todos os gestores estejam envolvidos nesse projeto que é um instrumento para melhor administrar.

Existem várias formas de se elaborar um orçamento, do mais complexo ao mais simples, porém as empresas devem optar por o que possuí a maior segurança e menos risco de conter falhas, e deve conter falhas e conter as necessidades reais.

Para Horngren ET AL (2000, p. 125):

Um orçamento a expressão quantitativo de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. Ele pode abranger aspectos financeiros e não financeiros desses planos e funciona como um projeto para a companhia seguir no período vindouro.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

O orçamento geral é subdividido em orçamento operacional e financeiro, um que engloba as atividades operacionais da empresa e o outro que detalha as entradas e saídas do caixa e informa a situação financeira em que se encontram.

As empresas que preparam e executam da forma correta o orçamento geral tem grandes chances de alcançarem bons resultados, pois ele é uma ferramenta excelente de controle estratégico de curto e longo prazo.

2.1.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL

Compreende as diferentes etapas da organização e com um objetivo especifico de obter bons resultados projetado para o futuro da empresa e são:

• Receita;

• Produção;

• Mão-de-obra direta

• Materiais diretos;

• Custos indiretos de fabricação;

• Despesas operacionais;

• Custos dos produtos vendidos;

• Demonstração do resultado orçado.

Padoveze (2000, p. 371) comenta que no orçamento operacional “é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa.

2.1.2 ORÇAMENTO FINANCEIRO

É essencial para qualquer que seja o tipo de empresa, pois é a partir dele que são executadas as transações financeiras, é nele que se sabe quanto irá se gastar e ganhar em determinado período, pois tem que ser tudo planejado. Orçamento financeiro é sinônimo de crescimento com segurança.

Subdivide-se em:

• Orçamento de caixa;

• Demonstrações financeiras projetadas;

• Orçamento de capital.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O orçamento flexível necessita que os gestores participem mais na organização, pois é preciso sempre está alerta para os ajustes nas mudanças de volume de vendas e outras atividades direcionadas de custos.

Identifica como e em que medida cada item de despesa de um departamento é influenciado pelo volume de produção e trabalho realizado nesse departamento. O seu principal objetivo é expressar a flexibilidade na sua técnica, que fornece uma comparação,onde destaca as variações favoráveis e as desfavoráveis.

O orçamento flexível baseia-se nas unidades realmente produzidas e vendidas, para fixar o volume de vendas.

3. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Muitos são os pontos positivos do orçamento em uma organização, ele obriga que seus gestores tenham mais responsabilidades em suas atividades.

De acordo com Sanvicente ( ), a utilização de um orçamento pode gerar alguns obstáculos:

- Os dados contidos no orçamento não passam de estimativas, estando assim sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação e a própria incerteza inerente ao ramo de operação da empresa.

- O custo do sistema. É claro que esta técnica não pode ser usada coma mesma intensidade e complexidade por empresas de todos os tamanhos, ou seja, nem todas as empresas contam com os recursos necessários para contratar pessoal especializado e supervisão de orçamentos e desviar tempo do pessoal de linha para planejar e elaborar orçamentos.

- O uso do sistema dessa natureza ajusta-se melhor a uma dada filosofia e a um certo estilo de administração ( com participação) que talvez não sejam aceitáveis em algumas empresas. Na empresa com administração de caráter excessivamente autoritário, não recomendamos o emprego desta técnica em suas ramificações de controle e responsabilidade.

Planejar e controlar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com