TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos da empresa AM Ltda

Pesquisas Acadêmicas: Objetivos da empresa AM Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO

Via Augusto Bambozzi, 100 – Bairro Boa Vista – Matão/SP

(16) 3394 1420 – CEP 15993 - 200

www.anhanguera.com

Atividades Práticas Supervisionadas

Faculdade Anhanguera de Matão

Curso: Engenharia Mecânica

Turma: 1º “B”

Turno: Noturno

Disciplina: Administração

Professor: Márcio

Introdução

A empresa AM Ltda está no mercado a mais de 50 anos fabricando diversos tipos de roupas masculinas e femininas para crianças, jovens e adultos. Ela tem em carteira de clientes bem diversificada composta por empresas de grande, médio e pequeno porte. Seu produto é de boa qualidade, sua marca bem conhecida e possui uma excelente aceitação pelo consumidor final. Entretanto, nos últimos 10 anos a empresa tem perdido mercado para os concorrentes que conseguem vender o produto por um preço mais barato, principalmente para produtos importados. Isto se deve ao fato que alguns destes concorrentes possuem um custo operacional menor que a empresa AM Ltda. Outro fato importante, é que a empresa AM Ltda não investiu para modernizar sua fábrica, sendo uma boa parte da sua operação artesanal o que faz que a empresa não consiga ter um volume muito alto de produção e sua flexibilidade é prejudicada, devido os altos tempos de fabricação e falta de capacitação dos funcionários.

A empresa AM Ltda tem um índice de refugo e retrabalho muito alto e como suas máquinas são velhas, elas quebram muito, o que atrasa a produção e gera uma grande gama de reclamações por parte dos clientes, principalmente os grandes. Nestes últimos 10 anos o lucro tem reduzido e o custo aumentado e se continuar neste ritmo a empresa deverá encerrar as suas operações, pois não conseguirá operar por muito mais tempo com saldos negativos em sua área financeira.

A empresa AM Ltda tem os seguintes desafios:

Melhorar o clima organizacional, pois os funcionários estão descontentes com a administração: os salários são pagos com atraso, eles não tem um plano de carreira, as chefias não respeitam os subordinados, o índice de absenteísmo e turn over são altos e etc;

As máquinas são velhas e quebram muito, paralisando constantemente produção;

Não existe um programa de manutenção preventiva na empresa;

As informações referentes ao estoque são incorretas, o que prejudica o planejamento e controle de produção;

A empresa não tem um bom controle do estoque dentro do almoxarifado, pois não possui uma política de inventário cíclico na empresa;

Os fornecedores não atrasam para entregar os pedidos, porque a empresa AM Ltda atrasa o pagamento dos produtos comprados.

O senhor Arthur, dono da empresa, tem consciência da grave situação e está disposto a mudar esta condição, pois acredita no potencial da empresa e aposta na boa qualidade e aceitação de sua marca. Para isto, quer desenvolver uma estratégia empresarial que venha reestruturar a empresa e a faça crescer e conseguir uma posição de destaque nos mercados nacional e estrangeiro.

Missão, Valores e Visão.

1. Missão

• Fabricar produtos do vestuário, garantindo qualidade, conforto e durabilidade, com foco na satisfação contínua dos clientes.

2. Visão

• Fortalecer a marca;

• Buscar a excelência como empresa;

• Conquistar o mercado nacional;

• Inserir-se no mercado internacional.

3. Valores

• Ética nos relacionamentos;

• Desenvolvimento dos colaboradores;

• Responsabilidade sócio-ambiental;

• Segurança e cidadania.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA AM

A AM apresenta um quadro onde o planejamento, quando existe é de curtíssimo prazo, individual e pontual. Sem formalizar um planejamento de longo prazo, um

planejamento tático e operacional que envolva toda a organização, a empresa vem sofrendo com atrasos.

A tomada de decisão, estabelecimento de objetivos e metas concentra-se na pessoa do presidente sem que haja formalização de prazos de execução e avaliação. Toda a equipe administrativa segue e executa essas determinações por demanda sem periodicidade definida.

A falta de planejamento e estabelecimento de metas causa um descontrole nas contas da empresa, não sendo possível definir um resultado satisfatório à longo prazo.

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional, é dividida nos setores de departamento financeiro, departamento industrial, compras, vendas, produção, controle de qualidade e expedição/logística e manutenção.

Cada departamento conta com o seguinte número de funcionários:

Presidente - 1

Diretor Financeiro - 1

Diretor Industrial - 1

Gerente de compras - 1

Auxiliar de compras - 2

Gerente de vendas – 1

Vendedores Internos - 1

Vendedores Externos - 3

Auxiliar Administrativo -1

Gerente de produção - 2

Produção – 30

Manutenção – 4

Controle de qualidade – 4

Expedição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com