TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos da política macroeconômica

Ensaio: Objetivos da política macroeconômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Ensaio  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 2

1) Na Microeconomia consideram-se constantes os preços dos outros setores. Na macroeconomia, estuda-se o nível geral dos preços, ignorando-se as mudanças de preços relativos dos bens dos diferentes setores. A macroeconomia avalia fundamentalmente questões conjuntais, como o desemprego e a inflação.

2) São os seguintes objetivos da política macroeconômica:

- Alto nível de emprego: a corrente dos economistas liberais ( hoje neoliberais) prega que na economia, o governo deve cuidar apenas da política monetária e deixar a produção de bens e serviços para o setor privado, enquanto outras correntes apregoam maior grau de atuação do Estado na atividade econômica ( Keynestanos, desenvolvimentistas, socialistas, etc )

- Estabilidade de preços: Define-se inflação como o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Costuma-se aceitar que um pouco de inflação faça parte dos ajustes de uma sociedade dinâmica, em crescimento. O controle da inflação também é uma preocupação sempre presente, dado que, quanto maior o nível de atividade econômica, a utilização dos recursos produtivos tende atingir sua capacidade máxima, gerando tensões inflacionarias.

- Distribuição equitativa de renda: Na economia brasileira cresceu razoavelmente entre o fim dos anos de 1960 e a maior parte da década de 1970. Apesar disso, verificou-se uma disparidade muito acentuada de nível de renda, tanto entre diferentes socioeconômicos como entre as regiões brasileiras. Tal situação fere, evidentemente, o sentido de equidade ou justiça social. A renda media por habitante ( renda per capta ) de todas as classes aumentou, mas a renda das classes mais ricas aumentou proporcionalmente mais que a renda das classes mais pobres. A renda dos pobres aumentou, melhorou seu padrão de vida no período, mas a participação deles na renda do país diminuiu.

- Crescimento econômico: Se existe desemprego e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nacional por meio de políticas econômicas que estimulem a atividade produtiva. No entanto, feito isso, há um limite à quantidade que se pode produzir com a tecnologia e os recursos disponíveis. Aumentar o produto alem desse limite exigirá:

* ou um aumento nos recursos disponíveis;

* ou um avanço tecnológico, ou seja melhoria tecnologia, novas maneiras de organizar a produção, qualificação de Mao de obra.

3) Sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com