TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos de política macroeconômica

Artigo: Objetivos de política macroeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Artigo  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  300 Visualizações

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA

A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moedas e taxas de juros, balanço de pagamento e taxa de câmbio.

OBJETIVOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA

São os seguintes os objetivos de política macroeconômica:

 Alto nível de emprego;

 Estabilidade de preços;

 Distribuição de renda socialmente justa;

 Crescimento econômico.

O SETOR EXTERNO: A CRISE INTERNACIONAL DE 2008

INTRODUÇÃO

Atualmente, pelo menos do ponto de vista econômico, o mundo se apresenta crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais, seja financeiros. De modo geral, as relações econômicas internacionais têm posição fundamental para a maioria dos países, inclusive o Brasil. A partir dessa constatação, desenvolveu-se o estudo da chamada “economia internacional”, como um ramo específico da teoria econômica. Em resumo, apresentaremos alguns conceitos relacionados ao comércio e finanças internacionais, como os relativos à taxa de câmbio e ao balanço de pagamentos, e discutiremos as origens e consequências da recente crise internacional ocorrida em 2008.

DETERMINAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO

CONCEITO

Quando dois países mantêm relações econômicas entre si, entram necessariamente em jogo duas moedas, exigindo que se fixe a relação de troca entre ambas. A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moedas de outros países. Pode, também, ser definida como o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional. Assim, um dólar pode custar 1,70 reais, uma libra pode custar 2,30 reais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com