TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos de política macroeconômica

Artigo: Objetivos de política macroeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Macroeconomia

A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados como: renda e produto nacional, nível geral dos preços, emprego e desemprego, estoque de moedas e taxa de juros, balança de pagamentos e taxas de câmbio. A macroeconomia negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, trata o mercado de bens e serviços como um todo.

Embora exista um aparente contraste entre Micro e Macroeconomia o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais, a diferença é uma questão de ênfase, de enfoque. A teoria da Macroeconomia preocupa-se com aspectos de curto prazo, questão com o desemprego sempre que a economia está trabalhando abaixo de seu máximo de produção.

As metas de politica macroeconômica são as de politica: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda justa, crescimento econômico. As questões relativas ao emprego e a inflação são consideradas como conjunturais de curto prazo é a preocupação central das chamadas politicas de estabilização.

Antes da crise mundial dos anos 30 à questão do desemprego não preocupava tanto os economistas, pois predominava o pensamento liberal. Depois da Revolução Industrial veio o surgimento dos sindicatos de trabalhadores, os grupos econômicos e o desenvolvimento de capitais e do comercio internacional.

A estabilidade de preços define-se a inflação como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. A inflação acarreta distorção sobre a distribuição de renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e balanço de pagamentos. Nos países industrializados o problema central é o desemprego, nos países de desenvolvimento o foco mais importante é a inflação.

A economia brasileira cresceu entre o fim dos anos 60 e 70 verificou-se uma disparidade acentuada de nível de renda, tanto a nível pessoal como regional. Quando falamos em crescimento econômico pensa-se no crescimento de renda per capita e em colocar à disposição uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional.

Os objetivos não são independentes uns dos outros, podendo inclusive ser conflitantes, atingir uma meta pode ajudar alcançar outras, o crescimento pode facilitar a solução de pobreza aumentando a renda dos pobres sem diminuir as dos ricos.

A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e uma distribuição justa de renda. Os principais objetivos para atingir os objetivos são as políticas fiscais que são todos os instrumentos que o governo dispõe para arrecadação de tributos, monetária refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moedas e títulos públicos, cambial e comercial que atuam sobre as variáveis relacionadas com o setor externo, e de rendas que é a intervenção direta do governo na formação de renda (salários...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com