TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos e recomendações da política de crédito

Artigo: Objetivos e recomendações da política de crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  297 Visualizações

Objetivos e diretriz

É um conjunto de normas ou critérios que cada empresa utiliza para financiar ou emprestar recursos a seus clientes. Cada empresa deve desenvolver uma política de crédito coordenada, para encontrar o equilíbrio entre as necessidades de vendas e, concomitantemente, sustentar uma carteira a receber de alta qualidade.

A política de crédito deve dirigir-se a vários temas básicos, incluindo o uso de concessão de crédito para estimular o volume de vendas; critério para concessão de um crédito comercial; condições de venda de uma empresa; responsabilidades específicas de venda e crédito, obter a informação necessária para processar linhas de crédito solicitadas, autoridade do departamento de crédito para implementar procedimentos de cobrança e crédito; responsabilidades do departamento de vendas para assistir o departamento de crédito na cobrança de contas atrasadas; administração da carteira de contas a receber; diretrizes e procedimentos para a função de credito em uma empresa; procedimentos e diretrizes de cobrança; suspensão de crédito de contas de cliente quando existir título vencido, para controlar perda por exposição ao risco etc.

A Política de Crédito visa equilibrar os objetivos de lucro com as necessidades do cliente. A meta é atingir um objetivo de lucro com ajuste de risco, e satisfazer os clientes, ao mesmo tempo em que se mantém um sólido portfólio de crédito. As políticas de crédito auxiliam a atingir esse equilíbrio e incluem regras que definem o comportamento apropriado; padrões ou critérios de desempenho, que permitem medir o cumprimento das políticas e objetivos do comércio, e procedimentos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com