TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetos do estudo da macroeconomia e microeconomia

Artigo: Objetos do estudo da macroeconomia e microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

1. Macroeconomia e Microeconomia

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

Aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda da poder aquisitivo da moeda. É um fenômeno monetário, e isso coloca uma questão básica: se é a expação da oferta da moeda que tem efeito inflacionário ou se ela ocorre como resposta á maior demanda de moeda provocada pela inflação (SANDRONI, 1999, p. 301) .

Segundo Sandroni a inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra de moeda.

Taxas de Juros pode ser definido com a relação entre os juros pagos (ou recebidos) no final do período e o capital inicialmente tomado (ou aplicado).

A taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. (LANZANA, 2001).

De acordo com Lanzana a taxa de juros afeta a disposição de adquirir um bem á prazo (pois taxas maiores aumentam as prestações) e afetam a decisão entre consumir e poupar (pois juros mais elevados desestimulam o consumo e estimulam aplicações financeiras).

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estregeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.

"A taxa de câmbio é tudo", afirma Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos. (JORNAL DO BRASIL, 2013).

1.2. Metódos Quantitativos

A. Medidas Descritivas

I . Medidas de Tendência Central

É uma ferramenta que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

II. Medidas de Dispersão

Tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

III. Técnicas de Amonstragem Probabilística

É classificada como aleatória simples: quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra.

B. Números-Índices

São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples quando houver uma única variável, e composto quando há duas ou mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com