TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objeto de Estudo da Microeconomia

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 12

  1. Os Temas da Microeconomia

A microeconomia trata, em grande parte, de limites como os da renda limitada que os consumidores podem gastar na aquisição de bens e de serviços, de orçamentos e tecnologias limitadas que as empresas podem empregar para produzir bens, do número limitado de horas que os trabalhadores podem dedicar ao trabalho. A microeconomia trata também de como tirar o máximo proveito desses limites, ela trata da alocação dos recursos escassos. Por exemplo, a microeconomia explica como os consumidores podem alocar a sua renda limitada nos vários bens e serviços disponiveis para aquisição. Ela também ajuda a empresa a realocar melhor os recursos como na contratação de certos trabalhadores ao invés de outros e escolher produzir um determinado conjunto de bens ao invés de outro.

Em paises com economia planejada, como Cuba e coréia do norte a alocação dos recuros é feita principalmente pelo governo. Estes governos dizem para as empresas o que e como produzir e os trabalhadores tem pouca flexibilidade na escolha de emprego, das horas de trabalho e até mesmo do lugar aonde vai trabalhar. E em consequência disso, muitos dos conceitos e instrumentos da microeconomia têm relevância limitada nesses paises.

Trade-offs

Trade-off é basicamente o poder de escolha que as empresas, os consumidores, trabalhadores têm de poder escolher aonde e como alocar os recursos mais escassos (flexibilidade). A microeconomia ajuda mostrando a melhor maneira de se revolver problemas nos Trade-offs.

A idéia de trade-off é um tema importante da microeconomia, e ele será melhor explicado abaixo.

Consumidores

        Os consumidores tem renda limitada, a qual pode ser gasta em uma ampla variedade de bens e serviços ou pode ser poupada para o futuro. A teoria do consumidor, descreve como  os consumidores, com base em suas preferências, maximizam o próprio bem-estar optando por comprar mais unidades de um bem, e em contra partida, adquirir menos de outro.

Trabalhadores

        Os trabalhadores também enfrentam restrições e fazem escolhas. Em primeiro lugar, as pessoas têm de decidir se e quando devem fazer parte da força de trabalho. Os nives de emprego e os sálarios estão diretamente ligados com as experiencías profissionais e educacionais dos trabalhadores. Em segundo lugar, os trabalhadores enfrentam  dilemas de emprego. Por exemplo, enquanto algumas pessoas escolhem trabalhar em empresas grandes e com mais segurança, mas limitadas oportunidades de ascensão, outras optam por trabalharem em empresas pequenas e com menos segurança, porém com maiores oportunidades de ascensão. Por fim, os trabalhadores algumas vezes precisam decidir quantas horas por semana querem trabalhar, trocando, assim, trabalho por lazer.

Empresas

        As empresas também encontram limitações em relação aquilo que podem produzir e aos recursos que podem empregar para produzir. Um exemplo disso é a General Motors, que é ótima em produzir caminhões e automóveis, mas não é capaz de produzir aviões,  computadores e produtos farmaceuticos. Pensando nessas restrições a General Motors deve decidir quanto de cada tipo de veiculo deve produzir. A teoria das empresas, descreve como essas escolhas podem ser feitas da melhor maneira.

Preços e Mercados

        Um segundo tema importante da microeconomia é o papel dos preços. Todos os trade-offs descritos anteriormente se baseiam nos preços que os consumidores, trabalhadores e empresas encontraram. Por exemplo um consumidor opta por carne de vaca em vez de carne de frango, em partes, por suas preferências e, em parte, por causa dos preços.

        A microeconomia explica também como os preços são determinados. Em uma economia centralmente planejada, os preços, são fixados pelo governo. Em uma economia de mercado, os preços são determinados pela interação entre consumidores, trabalhadores e empresas. O papel central dos mercados é o terceiro tema mais importante da microeconomia.

Teorias e Modelos

        Como qualquer outra ciência a economia preocupa-se com a explicação de fenômenos observados. Explicação e previsão baseiam-se em teorias. As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas.  A teoria da empresa, por exemplo, começa com uma premissa simples, as empresas visam maximizar o lucro. A teoria utiliza tal suposição para explicar como as empresas determinam a quantidade de mão de obra, capital e matérias-primas que empregam na produção, assim como o volume produzido.

        As teorias econômicas constituem também a base para a elaboração de previsões. Um exempro é a teoria das empresas, que pode nos dizer se o nivel de produção de uma empresa vai subir ou cair. Com a aplicação de técnicas estatísticas e econométricas, as teorias podem ser utilizadas para construir modelos com os quais possam ser feitas provisões.

        A estastitica e a econometria também nos permite avaliar a precisão de nossas previsões. Quantificar uma previsão de maneira precisa pode ser tão importante quanto a própria previsão.

        Nenhuma teoria, seja em física, economia ou em qualquer outa ciência, é perfeitamente correta. A utilidade e validade de uma teoria dependem de sua eficácia em explicar e prever o conjunto de fenômenos que tem por objeto. As teorias são continuamente testadas por meio da observação.

Análise Posivita Versus Análise Normativa

        A microeconomia trata de questões tanto positivas uanto normativas. As questões positivas relacionam-se com explicações e previsões, e as normativas, com aquilo que se supõe que seja adequado. Análise posivita constitue em preposições que descrevem relações de causa e efeito.

        A análise positiva  é fundamental para a microeconomia. As teorias são desenvolvidas para explicar os fenômenos, depois são comparadas com as observações, sendo então usadas para construir modelos com os quais se fazem previsõe. As previsões feitas através de teorias são de estrema importância para administradores de empresas e para a politica pública.

        Suponhamos que o governo federal esteja considerando a possibilidade de elevar o imposto sobre a gasolina. Isso afetaria o preço desse combustível, a preferência de compra dos cosumidores por automóveis grandes ou pequenos, a frequência no uso dos automóveis e assim por diante. Os encarregados de formular políticas governamentáis também necessitariam dispor de estimativas quantitativas sobre os efeitos de tal medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com