TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta da demanda, custo e lucro

Por:   •  13/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

Oferta e demanda

Oferta pode ser definida como varias quantidades de produtores que desejam oferecer ao mercado determinado produto.

Ela depende de vários fatores dentre eles o preço de custo, dos fatores de produção e das metas ou objetivos. Além de mostrar uma relação direta com a quantidade ofertada e o nível de preço a chamada de lei geral da oferta que diz que quando o preço subir a quantidade ofertada também irá subir e vice versa.

Já curva de oferta mostra a quantidade de mercadoria que os produtores estão determinados a vender por um preço, sendo que todas as demais variáveis são constantes.

Além do preço, a oferta de u bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção tais como:

  • Custo de produção
  • Mao de obra
  • Capital
  • Matéria prima

Quando o custo de produção cai o preço não será aumentado, porem a lucratividade do produtor será maior fazendo com o que ele queira produzir e vender mais.

Toda vez que houver modificação extra preço andara a curva toda.

Toda vez         que tiver mudança na quantidade ofertada causara alterações no preço e são representados por movimentos longos na curva. Qo = f (P) significa que a quantidade ofertada e igual a função do preço.

Custo

Custo corresponde o esforço econômico que se deve realizar para realizar um objetivo operativo. Sempre que não alcançar o objetivo terá perda ou prejuízo.

Ao estabelecer o custo de produção é possível determinar o preço de venda para o público em questão. Este preço e determinado pelo preço de mão de obra da produção, pela matéria prima, preço da mão de obra indireta, custo de amortização das maquinas e edifício.

Muitos dos empresários estabelecem o preço de venda com base no preço da concorrência.

Lucro

Retorno positivo de determinado investimento. O termo lucro tem dois significados distintos mais relacionados são eles os:

O Lucro Econômico é considerado como a receita total menos todos os custos de oportunidade da produção dos bens e serviços vendidos. Do ponto de vista econômico, a receita total deve cobrir todos os custos de oportunidade, explícitos e implícitos.


Já o
Lucro Contábil é a receita total menos custos explícitos, sendo essa a forma como um contador mede o lucro da empresa. Dessa forma pode-se concluir que, ao analisar uma empresa, os economistas incluem todos os custos de oportunidade, ao passo que os contadores medem só os custos explícitos. Sendo assim, o lucro econômico é menor do que o lucro contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com