TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta e Demanda Economia Anhembi

Por:   •  14/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

A relação de oferta e demanda do etanol e do petróleo no mercado brasileiro

Pode-se afirmar que no mercado brasileiro a maioria dos veículos em circulação são modelo flex, ou seja, podem funcionar tanto partir de etanol hidratado quanto de gasolina. Como os carros podem usar tanto gasolina quanto álcool, diz-se que esses produtos são bens substitutos entre si, o que significa que a única diferença que vai impactar a escolha do consumidor entre esses dois produtos é o preço.

Dessa forma, os preços dos dois produtos se correlacionam, uma vez que a demanda por combustíveis no país é única, os produtores concorrem pela mesma porção de consumidores e então ocorre competição no mercado entre os dois bens.

A decisão pela utilização de um ou outro pelos consumidores varia fundamentalmente pelo preço: como o álcool possui 70% da eficiência energética da gasolina, quando o valor do álcool se encontrar abaixo de 70% do valor da gasolina, ele será priorizado. do contrário, os clientes preferem a gasolina, que, mesmo parecendo mais cara, “rende mais”. Assim, quando o preço da gasolina cai, o preço do etanol deve cair mais ainda para que ele se mantenha competitivo no mercado.

Na outra ponta, a indústria da cana de açúcar pode definir quais substratos gerar a partir da cana de açúcar, já que dela podem ser produzidos açúcar, etanol hidratado e etanol anidro.

Quando o preço do petróleo, matéria prima para a gasolina, aumenta, o preço do combustível acompanha, permitindo que o preço de mercado do etanol hidratado suba um pouco (desde que não ultrapasse 70% do valor da gasolina), em função da preferência dos consumidores pelo menor preço. Da mesma forma, como dito antes, quando o preço do petróleo cai, o preço do etanol deve cair também. Assim, se o preço do etanol precisar cair muito, talvez os produtores de cana de açúcar decidam que não vale a pena produzir etanol e decidam produzir os outros substratos derivados da cana.

[pic 1]

Gráfico 1 - Fonte: Dicionário Financeiro

Também há a possibilidade de que haja sobreoferta de cana de açúcar em períodos de safra (comumente em abril, que é quando ocorre a colheita da cana de açúcar), o que gera sobreoferta dos substratos da cana de açúcar. A decisão entre a produção de álcool hidratado, álcool anidro e açúcar deve ser tomada no momento da colheita, e origina diferentes volumes desses produtos no mercado (oferta). Caso haja sobreoferta de etanol hidratado, pela relação de oferta e demanda (Gráfico 1), é esperado que haja redução do preço do etanol (já que a demanda é razoavelmente constante em função do preço da gasolina). Nesse cenário, é possível que produtores que colham posteriormente optem pela produção de etanol anidro (usado na gasolina), ou ainda de açúcar, a depender do preço desses produtos no mercado, priorizando sempre a maximização dos lucros pelos empresários do setor de cana de açúcar.

Por fim, fatores externos também podem impactar a oferta e a demanda. Um ótimo exemplo é a pandemia de COVID-19. Com parte da população em casa em regimes de isolamento, e utilizando menos seus veículos, é esperado que se tenha redução do consumo de combustíveis como gasolina e etanol hidratado. Tal redução se reflete proporcionalmente na demanda por esses combustíveis, ao mesmo tempo que a oferta desses substratos se mantém, especialmente do etanol. Dessa maneira, é possível que haja guerra de preços entre os produtores, já que o produto é menos valorizado pelos consumidores (que estão em casa), apenas os produtores que venderem mais barato conseguirão capturar a nova demanda, o que ocasiona a queda de preços, gerando um novo ponto de equilíbrio no mercado (como pode-se perceber pelo gráfico, uma demanda menor gera um preço de equilíbrio mais baixo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (383.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com