TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização encolhida: Natura Cosmético

Artigo: Organização encolhida: Natura Cosmético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de autodesenvolvimento.

Organização encolhida: Natura Cosméticos.

Natura Ekos – Projeto Rede Ekos.

O objetivo pretendido com este trabalho é identificar através de pesquisa e leitura quais são os benefícios do ponto de vista da sustentabilidade que a empresa Natura Cosméticos oferece ao meio ambiente e a sociedade com o projeto Rede Ekos.

A Natura Ekos através do projeto Rede Ekos desenvolve produtos que ajudam a manter a floresta em pé, em parceria com 23 comunidades rurais, envolvendo um total de 2.731 famílias. Neste projeto a Natura orienta os agricultores destas comunidades como extrair os ativos naturais sem extingui-los ou prejudicar a natureza, preservando assim o meio ambiente.

Essas comunidades fornecem os ativos naturais para a Natura e a Natura faz a repartição dos benefícios gerados pelo uso dos ativos naturais entre as comunidades fornecedoras.

Por exemplo:

A linha de maquiagem Una da Natura Ekos foi buscar o fornecimento do Mesocarpo do Babaçu para compor seus produtos junto ás quebradeiras de coco da Coopaesp (Cooperativa dos Pequenos produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis). Após obter o consentimento do grupo provedor que é a Coopaesp para acessar o conhecimento tradicional associado ao Babaçu, a Natura negociou com a comunidade o pagamento e a repartição justa e equitativa dos benefícios decorrentes desse acesso.

A repartição destes benefícios é, preferencialmente, não monetária e, normalmente feita por meio do financiamento de projetos sociais e ambientais.

A Rede Ekos proporciona vários benefícios do ponto de vista da sustentabilidade. São eles:

A – Conservação ambiental.

B – Valorização cultural.

C – Fortalecimento das cadeias produtivas.

D – Organização social.

Desta forma a Natura Ekos apoia o desenvolvimento social, o fortalecimento da economia, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental de todas as comunidades envolvidas, construindo uma rede onde todo mundo ganha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com