TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da moeda, transações comerciais e juros sobre empréstimos

Tese: Origem da moeda, transações comerciais e juros sobre empréstimos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Tese  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 4

Origem da moeda, operações comerciais, e das cobranças de juros nos empréstimos

A primeira manifestação de comercio foi: o escambo,

Consistindo na troca direta de mercadorias, sem equivalência de valor, nessa troca, algumas mercadorias eram mais procuradas, assumindo a função de moeda-mercadoria ex: (sal, gado, pau-brasil, açúcar, cacau, tabaco e pano).

Com o descobrimento do metal, o homem passou a utilizá-lo na confecção de utensílios, tornando seu uso vantajoso e eleito como o principal padrão de valor monetário. As primeiras moedas apresentaram alguns formatos como chave e faca.

Depois, passaram a ser feitas a martelo, em metais como ouro, prata e

cobre, ressaltando atributos de beleza e expressão cultural da época em que surgiram, pela necessidade de guardar as moedas com segurança, os negociantes, que já possuíam cofres e guardas, aceitaram cuidar do dinheiro de seus clientes, fornecendo recibos escritos pelas quantias guardadas, esses recibos deram origem à moeda-papel, e a guarda de valores fez surgirem as instituições bancárias, os primeiros bancos oficiais foram criados na Inglaterra, sendo a palavra "banco" originária da peça de madeira que os comerciantes de valores italianos e londrinos usavam para operar seus negócios no mercado público.

No Brasil, as primeiras cédulas surgiram em 1810 e com o tempo, o governo passou a gerenciar a emissão dessas cédulas e também das moedas, para evitar falsificações.

As operações comercias surgem com a compra e revenda de mercadorias. Documentos históricos redigidos pela civilização suméria, por volta de 3000 a.C., revelam que o mundo antigo desenvolveu um sistema formalizado de crédito baseado em dois principais produtos, o grão e a prata, antes de existirem as moedas, o empréstimo de metal era feito baseado em seu peso, arqueólogos descobriram pedaços de metais que foram usados no comércio. Antes do empréstimo em dinheiro ser desenvolvido, o empréstimo de cereal e de prata facilitava a dinâmica do comércio.

O surgimento dos bancos está diretamente ligado ao cálculo de juros compostos e o uso da matemática comercial e financeira de modo geral. Na época em que o comércio começava a chegar ao auge, uma das atividades do mercador foi também a do comércio de dinheiro: com o ouro e a prata. Nos diversos países eram cunhadas moedas de ouro e prata.

Durante a expansão do comércio, assim como durante

Produtos financeiros

1- Credito pessoal - Crédito pessoal é o crédito concedido por agências bancárias para conseguir a aquisição de qualquer tipo de consumo. É o famoso empréstimo pessoal, onde pode ser depositado em conta corrente o valor solicitado ou através de cheques nominativos. É um dinheiro colocado a disposição do devedor para que ele faça uso do valor livremente e por isso é chamado de crédito pessoal. Para obter o crédito pessoal muitas vezes precisa-se de uma garantia, como por exemplo o registro em carteira para comprovar fundos, ou então um avalista, uma pessoa que se disponibilize a ser fiador

2- Cartão de credito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com