TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desníveis Econômicos

Por:   •  11/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Os desníveis econômicos, tanto internacionais quanto os nacionais demandam mais atenção dos economistas, pois, independente da economia ser interna ou externa, devido a oferta e demanda, as ações que influenciam na economia acabam afetando diretamente os demais países independente da situação financeira em que eles se encontram. Podemos usar como exemplo a crise financeira de 2008 – originaria do mercado imobiliário norte-americano – provocou uma severa retração na economia mundial, redução no volume internacional de comércio, queda nos preços internacionais das commodities e a economia acabou sofrendo uma recessão no ano de 2009, ou seja, é possível com esse exemplo, enxergar que uma crise interna afetou a economia mundial e o sistema financeiro internacional foi abalado com isso.
  2. Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços), ele é definido pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), ou seja, a renda per capita. Já o desenvolvimento econômico, é definido como o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica. Os economistas se preocupam com esse desenvolvimento em relação ao detrimento do crescimento, pois, apesar de haver um crescimento, pode não haver um avanço social, avanços estruturais, culturais, institucionais e isso acaba diminuindo o desenvolvimento, ou seja, o ideal, para estes economistas, é que o desenvolvimento e o crescimento estejam interligados.
  3. A Declaração de Joanesburgo, desenvolvida pela ONU, estabelece que o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Sobre a proposta de financiamento internacional, a mesma tem um foco em recursos que seriam destinados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, como por exemplo, o combate à pobreza, nessa proposta os países ricos seriam obrigados a emitir títulos nos mercados financeiros para garantir US$ 100 bilhões anuais para financiar programas sociais nos países em desenvolvimento. Esse financiamento ajudaria tanto com a questão social quanto com a economia nos países emergentes e isso pode colaborar com o aumento do desenvolvimento econômico mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com