TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos dos planos econômicos Collor 1 e Collor 2 na economia brasileira

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Vitoria da conquista- BA

2017

Faculdades Santo Agostinho.

Economia

Direito noturno

2º Semestre

Discentes: Ábner Tavares Costa, Beatriz Farrel, Gislene Sousa, Julie Sousa Matos.

Os efeitos dos planos econômicos Collor 1 e Collor 2 na economia brasileira.

Em 1990 quando Fernando Collor de Melo assumiu a presidência do Brasil a inflação e a estagnação econômica eram os principais problemas que o país enfrentava. Nos meses que antecederam a sua posse Collor montou a sua  equipe ministerial, o maior  destaque era ao ministério da economia, para o cargo foi nomeada a professora da USP Zélia Cardoso de Mello.

Um dia após o novo governo o plano Collor é apresentado a população brasileira, os principais pontos do plano foram:

  • Privatização de estatais brasileiras com histórico de prejuízo
  • Troca da moeda Cruzado Novo pelo Cruzeiro, sem mudança de zeros (ou seja, um Cruzado Novo valia um Cruzeiro)
  • Expansão da IOF para aumentar arrecadação do governo
  • Congelamento de preços e salários
  • Eliminação de uma série de incentivos fiscais para empresas do norte e nordeste
  • Indexação de impostos de acordo com inflação
  • Aumento do preço de serviços públicos como correio e etc
  • Liberação do câmbio para promover a importação
  • Enxugamento da máquina pública com a demissão de funcionários públicos e extinção de órgãos
  • Congelamento do saldo das cadernetas de poupança com saldo de mais de NCz$50mil (Cruzado Novo)

O governo apostava em uma recessão seguida de estabilização e crescimento, ou seja, o Brasil entraria em uma breve crise, a economia se ajustaria, a inflação acabaria e então cresceria de forma sustentável. Pretendia devolver os depósitos em 18 meses com correção monetária e juros de 6% ao ano, com essa medida visavam conseguir liquidez para financiar projetos econômicos.  No primeiro mês a inflação se estabilizou, mas logo o governo enfrentou a estagflação.

O maior erro do plano de Collor foi confiscar das poupanças, isso trouxe inquietação e sofrimento para a sociedade, uma grande parcela da população de baixa renda possuía a poupança como seu único patrimônio e fonte de renda. Essa medida favoreceu o desemprego e a queda da produtividade. Muitas empresas fecharam as portas e outras diminuíram sua produção, jornada de trabalho e salários. Só em São Paulo, nos primeiros seis meses de 1990, 170 mil postos de trabalhos deixaram de existir.

Um ponto positivo no plano Collor foi à abertura da economia brasileira para o mundo, com a criação do MERCOSUL através do tratado de Assunção.  O plano incentivou a abertura da economia brasileira em relação ao mundo quando reduziu os impostos para os produtos importados, ou seja, a redução e a importação desses produtos incentivaram a concorrência aqui no Brasil.

A privatização das estatais obteve maiores resultados ao longo dos próximos governos, mas o ponto inicial foi no governo de Collor. Um dos maiores pilares industrial do país, as estatais siderúrgicas, começaram a ser privatizadas. A primeira em 1991 e considerada a jóia da coroa, foi a USIMINAS, gerando grande polemica pelo fato de ser uma das mais lucrativas do sistema, o grupo GERDAU, que arrematou a usina, foi um dos grandes beneficiários das privatizações.

Os resultados das privatizações foram positivos a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso, Vejamos o exemplo da Vale. Não havia dinheiro para os investimentos necessários para a empresa crescer e se manter competitiva. Os balanços da empresa estavam sempre no vermelho. Depois de privatizada, a Vale cresceu, empregam mais brasileiros e pagam muito mais impostos do que antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (316.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com