TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores de Risco

Por:   •  30/11/2019  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Nathalia Pereira de Lima        C351035        Prova Parcial – Investimentos

Investindo em fatores de risco no mercado acionário

Palestrante convidado - Rogério de Deus Oliveira

        Com base na palestra realizada na aula do dia 06/11, bem como no material disponibilizado, será apresentado aqui um resumo sucinto do modelo de investimento via fatores de risco, que vem sendo aplicado pela Constância Investimentos em seu portfólio de fundos de investimento.

        Primeiramente o autor explica a diferença entre o chamado “Universo Constância”, utilizado no modelo, e o IBOVESPA. A principal questão se dá a pouca representatividade do IBOVESPA do mercado acionário brasileiro, já que o incide é composto atualmente por 68 ações (composição em 09.11.2019), sendo concentrado em large caps, nessa composição, apenas 10 empresas representam cerca de 56% do índice.

        Neste sentido, o Universo Constância, se constituiu, segundo o autor, em um índice amplo do mercado acionário brasileiro, sendo composto por mais de 180 ações, com um maior balanceamento entre large caps, midi caps e small caps, sendo a distribuição, aproximadamente, de 25%, 50% e 25%, respectivamente. Sua construção atribui pesos iguais a cada ação (equal weigth), diferentemente do IBOVESPA que atribuiu pesos de acordo com o critério de free float market-cap weighted, o autor ainda pontua que essa diferença na construção dos índices (pesos das ações) responde por aproximadamente 1/3 do excesso de retorno do Universo Constância comparado ao IBOVESPA. Os outros 2/3 do excesso do retorno são atribuídos pelo autor às “questões fundamentalistas associadas ao conjunto mais amplo de oportunidades oferecido pelo Universo Constância”.

        O autor define Indicadores de Risco como “características desejáveis que podem ajudar a performance de uma ação”. Esses Indicadores de Risco são agrupados em famílias de Fatores de Risco, que na Constância Investimentos totalizam 5. Essas famílias são apresentadas na tabela abaixo:

Tabela 1: Famílias de Fatores de Risco

[pic 1]

Fonte: Investimento vias fatores de risco no mercado acionário

        Para cada um dos Fatores de Risco indicados acima é construído um mini portfólio teórico, chamado de portfólio indicador, long-short com pesos iguais comprados e vendidos nas 40% melhores e piores ações, respectivamente, de acordo com cada Indicador de Risco, com rebalanceamento mensal no último dia útil de cada mês.

        Os portfolios indicadores são agregados (por média simples) em portfólios-fatores, que também são agregados (por média simples) no portfólio sistemático final, tornando-o, segundo o autor, altamente diversificado. A despeito do grande aumento da capacidade computacional dos últimos anos e do desenvolvimento de áreas de pesquisa como Machine Learn, o autor pontua que, para implementação no Brasil, até o momento, não foi identificado nenhum modelo que supere a média simples de indicadores dentro das suas famílias de indicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (133.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com