TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos teóricos contidos no livro didático

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

Jéssica Camila Lopes Furtado

De acordo com os fundamentos teóricos contidos no livro didático, do professor COELHO (2012), discuta e disserte sobre a Matriz Teórica que melhor orienta os Governos Presidencialistas do Chile, Argentina e Brasil, contida no artigo de DANA; LIMA (2013):

Na Matriz Teórica Liberal o Estado tem domínio sobre a sociedade, por meio de um contrato social, onde o cidadão abriria não de uma parcela de sua liberdade individual em troca de segurança e justiça. Para os liberais a vida em sociedade não é natural, nascendo da necessidade de superar um hipotético estado de guerra generalizado de todos contra todos, sendo assim a vida em sociedade, passaria a ser conduzida por um contrato social, seguindo seus termos, onde seria um instrumento balizador entre Estado e população.  No qual, a força coerciva realizada pelo Estado sobre os indivíduos teria natureza legal, nos termos do contrato social. Na matriz liberal todos são iguais perante a lei e o Estado, podendo lutar para conseguir a colocação que de seja na sociedade e mercado. Com isso a matriz teórica liberal se baseia no princípio de que o cidadão abre mão de uma parcela de liberdade em troca de proteção e segurança, onde o Estado pode também usar a força, se preciso for para garantir os direitos naturais (liberdade, igualdade e propriedade) dos indivíduos.

Já a Matriz Teórica Marxista, começa debatendo o comunismo primitivo, onde teria relação entre os homens em face aos bens produzidos. Entretanto, a partir do momento que a população passa a gerar excedente, e este excedente se reúne nas mãos de umas ou poucas pessoas, passa a existir uma relação entre dominantes sobre dominados. Na visão marxista o Estado nasceria para garantir essa dominação de dominadores sobre dominados.  Com isso, no marxismo a opinião é que a minoria teria domínio sobre a maioria, visto que, à minoria cabe o controle dos excedentes de produção. Sendo assim, deveria a maioria, que detêm a força do trabalho, lutar e tomar o poder do Estado para acabar com as diferenças de classes pelo processo revolucionário, com o fim do capitalismo o Estado por si só deixaria de existir.

Desta forma, no artigo Dana e Lima (2013) leva se a entender de que a Matriz Teórica que melhor orienta o Governo Presidencialista do Chile é a Liberal, pois nela o domino do Estado sobre a sociedade fica evidente. Em relação a Matriz Teórica da Argentina dar-se a entender que é a marxista, visando a sociedade socialista, rumo ao comunismo.  A Matriz Teórica que melhor orienta o Governo Presidencialista do Brasil, fica meio confusa de início, porém os autores deixaram evidente que está se instaurando uma matriz marxista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com