TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios de Fayol

Por:   •  7/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Fayol

Um dos primeiros administradores a defender a idéia de divisão por liderança qualificada. Um conhecimeto amplo em gestão é mais importante, para eles, do que a competência técnica. Devido a isso Fayol criou metodologias que tornam as organizações mais eficientes, diminuindo gastos e formando negócios assertivos.

    O componente administrativo supera o técnico para determinar uma boa trajetória de qualquer organização, defendia Fayol. Uma empresa pode ter os melhores profissionais com conhecimento técnioco, porém sem bons gestores, o fracasso é provável.

A principal teoria de Fayol é denominada Teoria Administrativa, um pilar da Teoria Clássica da Administração. Em seu livro, Fayol mostra 14 princípios ‘’básicos’’ para um bom funcionamento de uma empresa.

Princípios de Fayol:

  1. Divisão do trabalho: Um administrador precisa de funcionários capacitados para cada tipo de ação que sua empresa necessita, pois, quanto mais conhecimento e domínio do assunto o funcionário tiver, ele conseguirá desempenhar suas funções com mais agilidade e assim terá maiores ganhos para a empresa.
  2. Autoridade e responsabilidade: É necessário que o administrador saiba diferenciar sua autoridade diante de seus funcionários, procurando buscar um ambiente mais responsável.
  3. Disciplina: A disciplina é extremamente necessária para garantir o respeito, progresso e hierarquia que existe dentro da empresa.
  4. Unidade de comando: Este princípio defendido por Fayol diz que cada funcionário deve seguir ordens de apenas 1 chefe, evitando assim qualquer tipo de conflito interno.
  5. Unidade de direção: Tarefas que possuem o mesmo propósito/destino devem sempre serem efetuadas por apenas uma única pessoa (ou máquina) para que não haja perda de tempo.
  6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: Cada pessoa da empresa deve estar ciente e de acordo ao objetivo da empresa, caso contrário, o ambiente ficará prejudicado e existirá uma queda de produção.
  7. Remuneração do pessoal: Não se restringe unicamente ao salário, mas, participação dos funcionários nos lucros etc. A remuneração sempre deve andar junto do comprometimento do funcionário com a empresa.
  8. Centralização: O funcionário deverá ter entendimento de que quanto maior seu cargo dentro de uma empresa, maior sua responsabilidade dentro do âmbito profissional.
  9. Hierarquia: Do dono da empresa até o menor cargo, a hierarquia serve para deixar as ordens bem claras dentro da empresa.
  10. Ordem: Manter todos os recursos de uma forma extremamente organizada para não haver nenhum desperdício (de matéria prima ou qualquer recurso da empresa).
  11.  Equidade: Para Fayol, equidade seria uma mistura de justiça e benevolência dentro da empresa. Este item fala que todos devem ter uma remuneração adequada (na maioria das vezes não acontece), ambiente de trabalho saudável e seguro etc.
  12. Estabilidade do pessoal: A estabilidade diz para o administrador não descolar uma pessoa que tem como principal função X para passar a realizar função Y. Isso ao longo do tempo gerará gastos.
  13. Iniciativa: A iniciativa de um funcionário dentro de uma empresa, por exemplo, serve para qualquer empregado (do mais baixo ao mais alto cargo) ter a liberdade de ao menos sugerir uma sugestão de negócio etc.
  14. Espírito de equipe: Um dos principais princípios, o espírito de equipe prega que os integrantes da empresa devem se enxergar como um time para terem um bom relacionamento profissional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com