TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Setores da Economia

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG[pic 1][pic 2]

REGIONAL CATALÃO

ENGENHARIA DE MINAS

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

FREDERICO FREITAS MACHADO SANTOS - 1715062

MACROECONOMIA – CARGA TRIBUTÁRIA

CATALÃO

2018

FREDERICO FREITAS MACHADO SANTOS - 1715062

                                

                                

                                

MACROECONOMIA – CARGA TRIBUTÁRIA

                                

                                Trabalho entregue ao Prof. MSc. Alcides Eloy Cano Nuñez

                                do Departamento de Engenharia de Minas, como requisito                                         parcial para a obtenção de nota na disciplina de                                                            Fundamentos da Economia.

CATALÃO

2018

SUMÁRIO

    INTRODUÇÃO4

ECONOMIA A TRÊS SETORES5

ECONOMIA A QUATRO SETORES6

    INCIDÊNCIA DA CARGA TRIBUTÁRIA 7

CONCLUSÃO8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS9

  1. INTRODUÇÃO

A macroeconomia é o ramo da teoria econômica que estuda a determinação e o comportamento dos agregados nacionais. Os principais objetivos dos estudos macroeconômicos são: o desenvolvimento do crescimento econômico, a geração de empregos, a redução da inflação, a construção de um comércio internacional vantajoso e a estabilização dos preços.

Já os setores da economia podem ser considerados estágios pelos quais os produtos (materiais ou imateriais) passam dentro do ciclo econômico do capitalismo. Esse processo engloba as etapas de exploração dos recursos naturais, passando pela industrialização e preparo para o consumo, até a utilização propriamente dita. Ou seja, a atividade produtiva de um país está distribuída nos três setores da economia, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Vemos que recentes aumentos na carga tributária estão provocando inflação no Brasil e isso se dá, com maior ênfase, por causa de tributos indiretos que afetam as relações de consumo, nas quais a lei designa o contribuinte de direito para recolher os valores aos cofres públicos (industriais e comerciantes), mas quem realmente suporta o ônus financeiro é o contribuinte de fato, ou seja, aquele que compra o produtos e mercadorias.

  1. ECONOMIA A TRÊS SETORES

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Setor Primário: O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

Setor Secundário: É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo.

Setor Terciário: É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. 

Na economia de três setores, engloba-se o governo, analisando a sua influência sobre o Produto, sobre a Despesa e sobre a Renda. Já o setor público refere-se às três esferas de governo: União, Estados e Municípios e inclui as transações realizadas pelos respectivos Tesouros. Não inclui as operações financeiras do Banco Central e nem as empresas governamentais e mistas.

As receitas fiscais do governo são constituídas de:

Impostos Indiretos (Ti): incidem sobre bens e serviços.

Exemplos: ICMS, IPI;

Impostos Diretos (Td); incidem sobre as pessoas (físicas e jurídicas).

Exemplos: IR, IPTU;

Contribuições à Previdência Social: encargos trabalhistas recolhidos de empregados e empregadores;

Outras receitas do governo: taxas (por exemplo, pedágios), multas, aluguéis etc.

Já os gastos governamentais podem ser divididos entre três esferas:

  • Gastos dos ministérios, secretarias e autarquias;
  • Gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista;
  • Gastos com transferências e subsídios.

Se os gastos do governo forem maiores que a receita, tem-se um déficit fiscal. Já se esses gastos forem menores que a receita, tem-se um superávit.

  1. ECONOMIA A QUATRO SETORES

Os quatro setores fundamentais de uma economia são as famílias (ofertam fatores de produção), as empresas (ofertam bens e serviços), o governo (que administra as políticas fiscais, monetárias, cambiais, comerciais e de rendas) e o setor externo (que são os demais países com os quais fazemos trocas de mercadorias, serviços e capitais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (132.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com