TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Títulos de crédito constituem documentos necessários para o exercício de um direito literal e autônomo

Por:   •  1/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

Os títulos de crédito constituem documentos necessários para o exercício de um direito literal e autônomo.

É indispensável o documento para que os direitos nele mencionados sejam exercidos. Ele é um título de apresentação, porque no momento em que desejar exercer os direitos mencionados no título, deve o atual possuidor, chamado de portador ou detentor, apresentar o documento ao devedor ou a pessoa indicada para pagar. Os direitos mencionados no título são sempre direitos de crédito.

Os títulos de crédito têm princípios, os quais são o princípio da cartularidade, da literalidade, da autonomia e da abstração.

No princípio da cartularidade exige a existência material do título ou documento necessário. Para que o credor possa exigir o crédito deverá apresentar a cártula original do documento (título de crédito). 
Este princípio garante, que o possuidor do título é o titular do direito de crédito.

No princípio da literalidade o título vale pelo que nele está mencionado, em seus termos e limites. Para o credor e devedor só valerá o que estiver expresso no título. Deve constar a assinatura do avalista para que seja válido o aval.

No princípio da autonomia desvincula-se toda e qualquer relação havida entre os anteriores possuidores do título com os atuais, e assim o que circula é o título de crédito e não o direito abstrato contido nele.

No princípio da abstração decorre, em parte, do princípio da autonomia e trata da separação da causa ao título por ela originado. Não se vincula a cártula, portanto, ao negócio jurídico principal que a originou, visando, por fim, a proteção do possuidor de boa-fé. Não gozam deste princípio todos os títulos de crédito, mas se pode observar ser ele válido para as notas promissórias e letra de câmbio.

Os títulos de crédito também possuem uma classificação, a seguir tem se os exemplos.

Quanto ao modelo, podem ser vinculados, devem atender a um padrão específico, definido por lei, para a criação do título (ex: cheque) ou livres são os títulos que não exigem um padrão obrigatório de emissão, basta que conste os requisitos mínimos exigidos por lei (ex: letra de câmbio e nota promissória).

Quanto à estrutura, podem ser por ordem de pagamento, por esta estrutura o saque cambial dá origem a três situações: sacador, que dá a ordem para que outra pessoa pague; sacado, que recebe a ordem e deve cumpri-la; e o beneficiário, que recebe o valor descrito no título (ex: letra de câmbio, cheque) ou promessa de pagamento envolve apenas duas situações jurídicas: promitente que deve, e beneficiário o credor que receberá a dívida do promitente (ex: nota promissória).

Quanto à natureza, podem ser títulos causais, são aqueles que guardam vínculo com a causa que lhes deu origem, constando expressamente no título a obrigação pelo qual o título foi assumido, sendo assim, só poderão ser emitidos se ocorrer o fato que a lei elegeu como uma possível causa para o mesmo. Podem circular por endosso. (ex: duplicatas) ou títulos abstratos são aqueles que não mencionam a relação que lhes deu origem, podendo ser criados por qualquer motivo (ex: letra de câmbio, cheque).

Na constituição dos títulos de créditos, tem o saque, o aceite, o endosso, o aval, como exemplos, a ser dados.

Saque é o ato de criação, ou seja, da emissão da letra de câmbio. Após esse ato, o tomador pode procurar o sacado para receber do mesmo a quantia devida. Sendo que não tem por única função emitir o título, mas também visa vincular o sacador ao pagamento da letra de câmbio, assim sendo, caso o sacado não pague a dívida ao tomador, este último poderá cobrá-la do próprio sacador, que é o próprio devedor do título. 

Aceite é por meio deste que o sacado se compromete ao pagamento do título ao beneficiário, na data do vencimento. Para que seja válido este aceite deverá conter o nome e assinatura do aceitante. Importante frisar que, se este aceite se der no verso do título, deverá acompanhar a palavra "aceito" ou "aceitamos", para que não se confunda com endosso; mas se no anverso do título, bastará a assinatura do aceitante.

O sacado/aceitante deverá ser civilmente capaz e não poderá ser falido. Se este vier a falecer poderá o inventariante proceder o aceite em nome dos sucessores daquele. 
Havendo endossantes neste título, deverão estes responder como devedores cambiários solidários e, assim sendo, deverão pagar o que estabelece o título ao beneficiário, caso o sacado não o aceite. O aceite é irretratável, ou seja, desde que produzido o sacado não poderá se eximir do pagamento da letra.

Prazo de respiro é o prazo de um dia dado em virtude da primeira apresentação do título para aceite do sacado, o sacado pode pedir que a letra lhe seja apresentada uma segunda vez no dia seguinte ao da primeira apresentação. 
As letras com data certa para vencimento ou à vista dispensam a apresentação para aceite, porque vencem no momento em que são apresentadas, devendo ser feita em 1 ano.

Será considerada a falta de aceite quando o sacado não for encontrado, estiver muito enfermo, não podendo, ao menos, expressar-se, ou quando nega o aceite ao título expressamente. Diante da recusa do aceite, o beneficiário deverá, a fim de receber o valor representado pelo título, protestá-lo no primeiro dia útil seguinte, já que esta recusa acarreta o vencimento antecipado do título. Podendo o tomador perder o direito, se não protestar neste prazo, de acionar os demais coobrigados cambiários. Sendo assim, verifica-se que o protesto pressupõe a ausência do aceite.

O aceite deverá ser puro e simples, não podendo ser condicionado, e poderá ser limitado de acordo com que o aceitante se obrigar nos termos do mesmo. A lei permite que o sacador estabeleça uma cláusula de proibição de aceitação do aceite, tornando a letra inaceitável. Com isso, deverá o beneficiário esperar até a data do vencimento do título para apresentá-lo ao sacado, que só então, se recusá-lo, poderá voltar-se ao sacador. Se, entretanto, antes da data do vencimento o sacado aceitar o título, ele será válido.

Endosso é a forma pela qual se transfere o direito de receber o valor que consta no título através da tradição da própria cártula.

Tem-se dois sujeitos no endosso, o endossante (endossador), quem garante o pagamento do título transferido por endosso, e o endossatário (adquirente) quem recebe por meio dessa transferência a letra de câmbio.

O endosso responsabiliza solidariamente o endossante ao pagamento do crédito descrito na cártula caso o sacado e sacador não efetuem o pagamento. Portanto, se o devedor entregar a seu credor um título, por mera tradição e sem endosso, não estará vinculado ao pagamento deste crédito caso as outras partes se tornem inadimplentes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com