TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os objetivos da política econômica

Pesquisas Acadêmicas: Os objetivos da política econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

Início

Correio 2

Mensagens Fórum 261

Ajuda

DAMIAO SILVA

DAMIAO SILVA

CST EM GESTÃO COMERCIAL - EAD

Perfil Meu Perfil

Correio Escrever Mensagem Caixa de Entrada 2 Mensagens Enviadas

Questionário Avaliativo

  Voltar

Início

28/04/2014

Fim

19/05/2014

Disciplina:

ECONOMIA - ADM-EAD 2 SA

Responsável:

ÉRICA PRISCILLA CARVALHO DE LIMA

Título: Questionário_Aulas 5,6

Unidade2Unidade:

3.5Valor do Questionário:

1

"A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social".

unesco.org acesso em 01/08/2013.

De acordo com o trecho acima aponte a alternativa correta:

Valor da Questão: 0.3888889

Para o alcance do pleno desenvolvimento econômico é necessário rever os benefícios conquistados por grupos étnicos raciais socialmente privilegiados como negros e indígenas, pois não houve nenhum ônus histórico relacionado a esses grupos.

Diferentes grupos étnico-raciais sempre fizeram parte da marcha histórica brasileira no desenvolvimento econômico, como não houve distinção nesse processo, todos se apropriaram da geração de riquezas e dos frutos do desenvolvimento econômico.

Além da sociedade brasileira ser uma das mais ricas do mundo em termos culturais, grupos étnicos raciais como negros e indígenas sempre estiveram incluídos socialmente no processo de desenvolvimento, o que mitigou as desigualdades e a discriminações no país.

Há um ônus histórico relacionado à inclusão social de grupos étnico-raciais como os negros e indígenas na sociedade brasileira, o que diminui a percepção desse conjunto da sociedade em termos de desenvolvimento econômico.

A sociedade brasileira ao longo de sua história tratou de incluir, sem distinção, os diferentes grupos étnico-raciais na marcha do desenvolvimento, a inclusão social de negros e indígenas nesse processo marcou uma história sem desigualdades e discriminações.

2

"Cade e PF apreendem documentos de 13 empresas acusadas de fraudar concorrência em SP e Brasília, companhias são suspeitas de formar cartel. O conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Federal realizaram, ontem, uma megaoperação de busca e apreensão de documentos na sede de 13 empresas suspeitas de organizar cartéis, fraudando concorrências públicas para a construção e para a manutenção de linhas de metrô na capital paulista e em Brasília, a suspeita é que uma das empresas fazia determinado serviço, como, por exemplo, a extensão de um trecho de metrô, enquanto a outra fazia o seguinte, como a instalação das redes elétricas, e todas saíam com algum lucro ao final da concorrência pública, que, seria, dessa forma, fraudada".

Valor Econômico, sexta-feira e fim de semana, 5, 6 e 7 de julho de 2013.

De acordo com o enunciado acima aponte a alternativa CORRETA em relação a essa suspeita de cartel:

Valor da Questão: 0.3888889

No oligopólio podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: as empresas concorrem entre si, ou as empresas formam conluios ou conchavos para fixar cotas de participação de mercado, determinando uma política de favorecimento para todas as empresas participantes.

Nesse tipo de formação de mercado há concorrência preço e produto, mesmo havendo conluios ou conchavos.

Para evitar que se formem mercados muito concentrados e até mesmo monopólios naturais, os governos buscam medidas para a organização de um sistema de defesa da concorrência, dividindo cotas de participação de mercado entre as empresas e a fixação de preços para potencializar a maximização do lucro das empresas.

Se for comprovado que as empresas infringiram os princípios constitucionais de liberdade de iniciativa, livre concorrência e abuso do poder econômico, o cartel investigado trará ônus à sociedade e ao orçamento público, alavancando custos e minimizando repasses sociais.

O cartel não pode ser entendido como uma forma nociva de atuação no mercado por parte de um grupo de empresas, uma vez que os consumidores e o poder público não são lesados social e economicamente pela afronta aos princípios da livre concorrência, com isso, não há favorecimento corporativo ilícito, já que o poder econômico das empresas também é apropriado pelo conjunto da sociedade.

3

São todos objetivos da política econômica:

Valor da Questão: 0.3888889

Valorização cambial somente, equilíbrio das contas externas e controle da inflação.

Crescimento da produção e do emprego em mercados específicos, equilíbrio das contas externas e controle da inflação.

Crescimento da produção e do emprego, controle da inflação e maximização do lucro das empresas.

Aumento dos gastos públicos, controle da inflação e crescimento da produção e do emprego em mercados específicos.

Equilíbrio das contas externas, crescimento da produção e do emprego e melhor distribuição de renda.

4

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com