TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais problemas econômicos em nossa vida diária

Relatório de pesquisa: Os principais problemas econômicos em nossa vida diária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  6.071 Palavras (25 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 25

Unidade I

Em resumo, temos: • Economia: é um conjunto de conhecimentos especializados, organizados e em evolução. • Campo de ação: limita-se ao estudo de como uma determinada sociedade soluciona ou dá respostas a seus problemas econômicos, cuja dimensão depende da desigualdade entre os fins alternativos a que se propõe e a escassez de recursos que em parte é criada pela própria sociedade. • Preocupação: para obter a satisfação máxima das necessidades, que são ilimitadas, torna-se necessário que a economia se preocupe com os processos pelos quais os recursos escassos são alocados entre fins alternativos. • Satisfação das necessidades individuais e coletivas: é feita com o consumo de bens e serviços.

1.2 Os problemas econômicos fundamentais

Em nosso dia a dia, deparamo-nos, a todo o momento, com diversos entraves econômicos com os quais temos de lidar, seja por intermédio de jornais, rádio, televisão, seja até mesmo nas questões mais rotineiras, como: a) Por que o nordestino possui uma renda inferior à do paulista? b) Até que ponto os juros altos reduzem o consumo e estimulam os preços? c) Por que está tão difícil conseguir um emprego nos dias atuais? d) Por que o aumento no salário-mínimo provoca uma deterioração nas contas do governo? e) Por que a carga tributária brasileira está tão elevada? f) Como são definidos os preços dos produtos? g) Como são definidos os aumentos de salários? h) Como são definidas as taxas de juros do Banco Central? Todas essas questões trazem implícitos diversos conceitos importantes para a ciência econômica: escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição. Mas para responder a elas é preciso entender os problemas econômicos fundamentais. Primeiro, deve-se decidir o que produzir e em que quantidade, dado que, conforme mencionado no tópico anterior, os recursos de produção são escassos e as necessidades humanas, ilimitadas. Essas escolhas dependem de vários fatores, como a perspectiva de lucro (do ponto de vista dos empresários) ou opções de política econômica e as necessidades da sociedade (do ponto de vista dela própria). 12

ECONOMIA E MERCADO

Depois é preciso definir como produzir.

Nesse ponto, a sociedade terá de escolher, dado o conhecimento tecnológico existente, quais recursos produtivos serão utilizados para a produção de bens e serviços.2

Logo, a decisão de como produzir implica a escolha das técnicas, e dentre os métodos mais eficientes, em geral, escolhe-se aquele mais barato, ou seja, com o menor custo possível. Posteriormente, é preciso decidir para quem produzir, ou seja, é preciso definir tanto para quem se destinará a produção e também como os indivíduos participarão da distribuição dos resultados de sua produção. Essa distribuição depende fundamentalmente de como foi instituída e dividida a propriedade privada numa determinada sociedade e de como essa propriedade se transmite por herança.

A distribuição da renda dependerá também do mecanismo de preços, que atua por meio do equilíbrio entre oferta e demanda para a determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios de capital.3

Lembrete A economia é a ciência que estuda o homem enquanto ser social inserido em um ambiente de escassez; por esse motivo, pode ser considerada como uma ciência social aplicada. Poderíamos nos perguntar quais as questões econômicas fundamentais de um indivíduo que recebe uma renda, mas não é empresário. Nesse caso, ele deve decidir como vai gastar sua renda entre os diferentes bens e serviços ofertados para satisfazer suas necessidades, ou se escolherá poupar parte dela ao invés de consumir todo o montante recebido. Na hora de suas decisões de consumo, o indivíduo levará em conta não apenas suas necessidades, mas os preços dos bens e suas preferências, inclusive entre consumo presente ou consumo futuro (representado pela poupança).

Lembrete O problema econômico fundamenta-se na ideia da escassez; logo, é necessário ser definido: o que produzir, como produzir e para quem produzir.

2 3

Disponível em: <http://antigo.qi.com.br/professor/downloads/download8662.doc>. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/13145388/Apostila-de-Economia>.

13

Unidade I

É preciso ter claro que essas questões (o que, quanto, como e para quem produzir, e até mesmo o que consumir) não seriam problemas se os recursos produtivos disponíveis fossem ilimitados.4

Assim, a economia e seus entraves fundamentais originam-se da carência de recursos produtivos. As quatro perguntas fundamentais em economia 1. O que produzir? Indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços produzir. 2. Quanto produzir? Reconhece a limitação existente na disponibilidade dos fatores produtivos. 3. Como produzir? É uma questão técnica, a qual indica que há várias maneiras de combinar os fatores de produção para a obtenção de bens e serviços. 4. Para quem produzir? Envolve a questão da distribuição dos bens e dos serviços produzidos entre os elementos da sociedade.

1.3 A lei da escassez de recursos

Na economia tudo está pautado na busca por produzir o máximo de bens e serviços com os recursos limitados disponíveis, pois, como já destacado, não é possível a produção de uma quantidade infinita de cada bem, capaz de satisfazer completamente aos desejos humanos. Uma vez que os nossos desejos materiais são virtualmente ilimitados e insaciáveis, e os recursos produtivos, escassos, não podemos ter tudo o que desejamos e, portanto, é imperativo que o homem faça escolhas. Logo, um dos objetos de estudo da ciência econômica é a escassez, porque esta consiste no problema econômico por excelência. Consequentemente, a escassez de recursos de produção resulta na escassez dos bens. Afirmar que os bens são econômicos implica que eles são relativamente raros ou limitados. Mas o fato de existir um bem em pouca quantidade não o define como escasso. É preciso, então, que esse bem seja desejado, procurado. A escassez só existe se houver procura (ou demanda) para a obtenção do bem.

4

Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/7160071/Manual-de-Economia-Profess-Ores-Da-Usp>.

14

ECONOMIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com