TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Índices Econômicos

Por:   •  8/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar da maioria das referências de cada indicador dos países estarem diferentes, é possível fazer uma comparação para ter uma ideia de como se comportam determinados aspectos econômicos entre eles:

A dívida pública do Brasil corresponde a 80,27% do seu PIB no ano de 2021, que, segundo o Trading Economics, foi de 1608,98 bilhões de dólares. Enquanto a da Irlanda corresponde a 56% do seu PIB, que foi de 504,18 bilhões de dólares, menos que a metade do PIB do Brasil e, sua dívida, também é menos equivalente, mostrando um endividamento público menor.

Ainda na dívida pública, o Estado brasileiro, em fevereiro desse ano, possuía 7.351.858 milhões de reais em dívidas. O Estado irlandês, em setembro de 2022, possuía 236.142 milhões de euros em dívidas. Isso mostra, novamente, que o Brasil tem uma dívida pública elevada.

O saldo orçamental (diferença entre as receitas e despesas do governo) do Brasil foi de -90.606 milhões de reais em 2021, demonstrando que o país teve mais despesas do que receitas, ou seja, prejuízo. Já o da Irlanda, foi de 2.707 milhões de euros, ou seja, obteve lucro. Porém, ambos os países tiveram taxas negativas do saldo orçamental em relação ao PIB no mesmo ano. Mesmo em referências diferentes, também é possível notar que o Brasil tem gastos públicos e receitas bem maiores que a Irlanda.

Com relação aos tributos, percebe-se que os percentuais do Brasil são maiores, com exceção do Imposto de Renda da Pessoa Física e do Imposto Sobre Vendas, os quais a Irlanda possui percentuais maiores, 40% e 23%, respectivamente. Sendo assim, é constatado que a Irlanda tem um maior percentual de imposto que incide sobre a renda de pessoas físicas, diminuindo uma possível desigualdade tributária que, quando incide mais sobre o consumo, afeta bastante as classes sociais mais baixas que detêm um consumo maior. Só que o Brasil possui percentuais maiores de Contribuições à Seguridade Social, mas será que todos os recursos arrecadados são devidamente destinados às suas finalidades? Eis a questão.

Tendo tudo isso em mente, conclui-se que, a partir destes aspectos econômicos, mesmo com divergências em datas, a economia da Irlanda é mais equilibrada se comparada com a do Brasil, podendo ter um melhor desenvolvimento e crescer ao longo dos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com