TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

         Educação Alimentar e Nutricional

Por:   •  30/5/2015  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

        

Educação Alimentar e Nutricional

Atividade

1- Nação Fast Food aborda dois temas distintos, um é a história de um diretor de Marketing de uma rede de fast-food chamada Mikeys e o outro, o grande número de mexicanos que trabalham ilegalmente em matadouros, expostos a grandes riscos.

O filme é construído em cima de inúmeras críticas, muitas vezes sarcásticas sobre o modo de produção dos lanches rápidos que se dá em um ambiente com péssimas condições higiênico sanitárias.

O filme aborda a preocupação da empresa em aumentar as vendas, usando como tática, um lanche específico chamado “O Grandão”, publicidades atraentes principalmente para o público infantil, e até aromas artificiais para tornar o lanche mais “saboroso”.

Tudo teve início quando o presidente da empresa envia um executivo para descobrir a causa da contaminação dos hambúrguers por coliformes fecais, que se depara com péssimas condições de trabalho e de higiene no frigorífico onde é fabricado os hambúrguers. Devido à produção acelerada, os manipuladores não conseguem ter um controle rigoroso de qualidade, além de utilizarem somente carne de terceira, a esteira por onde passa a carne é muito rápida e muitas vezes as vísceras estouram liberando fezes na carne que vai ser utilizada, a mão de obra não é qualificada e ocorrem muitos acidentes de trabalho, além dos funcionários sofrerem assédio, serem induzidos a usar drogas a empresa suborna autoridades e libera os seus dejetos em um rio.

        Nas lanchonetes a falta de higiene também era notória os manipuladores não usavam os EPIs obrigatórios e preparavam os lanches com descaso, reutilizavam hambúrguers que caiam no chão e chegavam até a cuspir em cima do lanche.  

Analisando o filme, é possível visualizar uma nação de consumidores que ainda não percebeu que está sendo consumida pela indústria e a pressão a qual as empresas impõem e são impostas. A união desses dois fatores gera um ciclo vicioso: a era do Capitalismo. E este ciclo é bem representado em dois momentos ao final do filme: quando os filhos de uma empregada do frigorífico estão atravessando a fronteira para dar continuidade à exploração, e quando o gerente de marketing da rede de fast food, cuja responsabilidade era de verificar o problema, deixa esta questão de lado e cria outro hambúrguer dizendo que as pessoas gostam disto.

        

2- A escola deve ser o melhor espaço de oportunidades para prevenir a má-nutrição por uma série de motivos, dentre os quais a possibilidade de, nesse ambiente, ser viável o trabalho relativo à educação nutricional e alimentar, e pela possibilidade de a criança e do adolescente se tornarem agentes de mudanças na família.

O papel da escola vem se tornando cada vez mais importante na formação de hábitos saudáveis. Nesse ambiente, deve haver espaço para educadores e alunos discutirem questões sobre alimentação e saúde. Nas aulas os jogos é uma forma bastante lúdica e atrativa, como uma alternativa às aulas teóricas.      

O uso de jogos representa uma forma diferente de ensinar educação alimentar e nutricional na escola, possibilitando uma participação mais efetiva do estudante na construção de um conhecimento sobre a temática. Nas aulas práticas o contato direto com o plantio e cultivo de uma horta comunitária para que o alimento possa ser utilizado na própria merenda faz com que os jovens despertem o interesse pela procedência de um alimento saudável livre de agrotóxicos e com uma condição higiênico sanitária adequada para o consumo, despertando também a vontade de provar o que ele mesmo cultivou.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com