TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIB COMO INDICADOR OU NÃO DO BEM-ESTAR SOCIAL

Por:   •  15/4/2020  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

PIB COMO INDICADOR OU NÃO DO BEM-ESTAR SOCIAL

GONÇALVES, Margarete

1Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Faculdade SENAI CETIQT), Rua Magalhães Castro, 174, Riachuelo, CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

PIB COMO INDICADOR OU NÃO DO BEM-ESTAR SOCIAL

Segundo relatos contidos no artigo “Por que economistas dizem que o PIB não é boa medida de bem-estar, incluindo seu criador – G1” podemos classificar que as opiniões sobre o verdadeiro significado e sua atual utilização são divergentes.

Sendo sua proposta inicial, medir apenas os bens e serviços finais para evitar dupla contagem e sabendo também que o PIB não é total de riquezas existente em um país. E seu principal intuito é como indicador de fluxo de novos bem e serviços finaos produzido durante um período. De nada serviria a apreensão informada no texto em questão, uma vez que não gerou imposto para o país.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o economista britânico J. M. Keynes passou usar o PIB para saber o quanto sobrava da economia para o financiamento da guerra, pôs, naquele momento não era necessário o saber da existência do bem-estar, sendo assim, se fez necessário saber o quanto a economia iria produzir e mínimo que a sociedade iria consumir. 

Após a Segunda Guerra Mundial, com os países devastados o PIB passou a ser usado de maneira diferente a que se propunha, se ele era voltado para a medida de bem-estar econômico e sim para atividade econômica.

Sinceramente, não é como opinar sobre o PIB ser um indicador ou não de bem-estar social uma vez que sua utilização depende de quem está analisando cada situação. Pois há muitas coisas que são boas para a economia e que não são boas para a sociedade.Se algo não é medido, o mais provável é que seja negligenciado nas políticas públicas. O que os governos medem ajuda a estabelecer suas políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com