TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO DIDÁCTICO

Tese: PLANEAMENTO DIDÁCTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao trabalhar em sala de aula o professor (a) procura muito mais do que informar, principalmente ensinar. Com a expansão da mídia os alunos já têm a sua disposição muitas informações sobre diversos assuntos, desta forma é preciso que suas aulas sejam atrativas, criativas, estimulantes, objetivas e significativas para a vida de seus discentes. Uma boa maneira é possuir um bom planejamento acompanhado de seus respectivos planos de aula elaborados individualmente por cada professor de acordo com sua criatividade e capacidade profissional. Assim sabendo previamente dos objetivos imediatos a serem alcançados, quais conteúdos devem ser trabalhados, os procedimentos e a organização das atividades, bem como os recursos a serem utilizados e os métodos avaliativos, tudo isso trará mais liberdade na execução de sua tarefa prática, melhorando o retorno tanto, por parte dos alunos para como professor, quanto de professor para aluno.

PLANEJAMENTO DIDÁTICO

O plano de ensino ou plano de curso é um documento elaborado pelo docente contendo os objetivos de estudo, de forma organizada, e orientativa de seu trabalho, a ser aplicado durante um ano ou semestre letivo. Devendo, ser mais abrangente que o plano de aula, que deverá ser mais detalhado onde, os “tópicos previstos são sistematizados e especificados”. (MARTINS, Josenei,2009).

Desta forma, para Martins (2009) deverá constar num plano de aula ou plano de ação a descrição do que será desenvolvido num dia letivo, como detalhamento das atividades a serem desenvolvidas tanto pelos alunos como pelo professor. Conforme o prof. Martins (2009) o planejamento da aula deve seguir o seguinte roteiro:

• A previsão dos objetivos imediatos a serem alcançados, ou seja: os conhecimentos, habilidades e atitudes;

• Especificar os itens e subitens do conteúdo a serem trabalhados durante a aula;

• A definição dos procedimentos de ensino e organização das atividades de ensino aprendizagem de seus alunos;

• Indicação dos tipos de recursos que serão utilizados durante a aula tais como: cartazes, mapas, jornais, livros, slides, etc. a fim de despertar o interesse, estimular a participação e facilitar a compreensão;

• E determinar os processos para avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com