TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO EMPRESARIAL Nome da empresa Casa do Construtor Ltda

Projeto de pesquisa: PLANO EMPRESARIAL Nome da empresa Casa do Construtor Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 6

alimentos,Para atender esse mercado, o varejo de Material de Construção conta atualmente com 138 mil estabelecimentos comerciais, segundo a Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/TEM), dos quais a maioria (61%) é de pequenos estabelecimentos com quatro funcionário ou menos. Isso mostra quão pulverizado é esse setor, diz a diretora de geonegócios do IBOPE Inteligência, Maria Sola.

A maior parte do mercado varejista de Material de Construção está na região Sudeste, que concentra 51% do potencial de consumo do país (R$ 61,3 bilhões)e 49% dos estabelecimentos comerciais. Além de ser um mercado de volume, também é um mercado qualificado, onde a renda média das famílias é de 17% superior à média nacional. Não por acaso, é nesta região que estão instaladas a maior parte das lojas no formato home center existente no país.

Já as regiões Norte e Nordeste contam com uma população de 70 milhões dehabitantes (36% da população do país), mas possuem apenas 22% do potencial de consumo de Material de Construção. É um mercado em desenvolvimento, com muito espaço para crescimento e com maior oportunidade para os produtos que têm foco no consumidor de baixa renda.

PLANO DE NEGÓCIOS

Nome da Empresa Casa do Construtor Ltda.

Sócios Itamar Oliveira, Marcus Vinícius e Severino Cosme

1. Definição do negócio e perfil dos empreendedores

A Casa do Construtor Ltda., é uma empresa que atuará no segmento do varejo, focada na comercialização de materiais de construção, ferragens e locação de máquinas e equipamentos.

Seus sóciossão profissionais com formação na área da tecnologia da informação eformados profissionalmente pelas maiores empresas desenvolvedoras de soluções (hardware e software) para o segmento do varejo.

Após longos anos atuando para o mercado do varejo como consultores de implantação das soluções especialistas do segmento e, tendo oportunidades de trabalhar com grandes empresas do setor de materiais de construção, terminaram acumulado conhecimentos que os levaram a enxergar oportunidade de empreender nesse setor que, tem crescido a passos largos em todo o Brasil e, em especial, na região nordeste.

Acreditamos que a probabilidade de sucesso do empreendimento é alta, dado ao grande crescimento do setor, como também pelo bom conhecimento dos sócios no segmento. Foram mais de 10 anos trabalhando com grandes empresários do segmento do varejo em diversas regiões do país.

2. Análise de mercado

Conforme já comentado no item “Breve Histórico do Mercado” entendemos que o comercio de Materiais de Construção e Ferragens e Locação de Máquinas e Equipamentos é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, conforme pesquisas realizadas e divulgadas pelos instrumentos indicadores econômicos diversos onde temos pesquisado.

Acreditamos que nosso grande desafio não estar na certeza que vale a pena investir no setor, mas o de transformar essa “grande oportunidade”num empreendimento sustentável e lucrativo, pois onde há boas oportunidades, sempre haverá bons concorrentes dispostos a aproveitá-las também e, muitas vezes, com níveis de conhecimentos e capacidade de investimentos maiores que a nossa.

Com o objetivo de minimizarmos os riscos que todo novo negócio traz, trabalhamos alguns importantes pontos que destacamos a seguir:

• Pesquisa de mercado através de visitas diversas em empresas do ramo, análise dos indicadoresdivulgados por empresas de especialistas do mercado, e utilizando também nosso conhecimento acumulado nessesmais de dez anos nomercado como consultores, implantando ferramentas de softwares voltada para a gestão dos estabelecimentos do setor;

• Estudando as Oportunidades x Concorrências já instaladas, objetivando medir possíveis dificuldades que teremos em detrimento as empresas que já atuam no mercado e já tem um nome formado para o mercado;

• Identificando o perfil de nosso público alvo (clientes) para definir bem o mix de produtos que vamos ofertar, considerando o poder aquisitivo, nível cultural, social e localização, objetivando atingir uma boa quantidade de clientes, que apresentam demandas e necessidades que atenderemos;

• Definição de estratégia de atendimento desse público que, identificando seu perfil cultural, sua classe social e seu poder aquisitivo nos permitirá definir o mix correto de produtos e serviços;

• No tocante a concorrência, este é um item objeto de estudo minucioso, pois precisamos analisar de perto seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças que devemos encontrar.Comento ainda que, consideramos a concorrência como uma oportunidade ímpar de aprender mais sobre o mercado;

• Nosso Plano de Marketing, foi desenvolvido detalhando as ações necessárias para alcançar nossos objetivos e está voltado para divulgação dos produtos e serviços que vamos ofertar, totalmente alinhado ao mercado alvo. Estruturado como uma extensãoao Plano de Negócios da Empresa e bem sintonizado com nossas estratégias de marketing, aborda os pontos importantes como:

o Análise das oportunidades;

o Objetivos de atuação de mercado bem definidos;

o Plano de ação.

O planejamento de marketing está divido em duas fases: A Análise de Mercado e a Planificação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com