TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE OS BRASILEIROS NÃO INVESTEM?

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

POR QUE OS BRASILEIROS NÃO INVESTEM?

Maceió-AL

2018

 

POR QUE OS BRASILEIROS NÃO INVESTEM?

[pic 1]

Maceió-AL

2018

INTRODUÇÃO

Poupar e investir são duas variáveis que devem caminhar paralelamente, onde, possivelmente, não seja uma característica do povo brasileiro. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 58% dos brasileiros não têm nenhum investimento financeiro, entretanto, esse dado pode não ser alarmante uma vez que somos sabedores que no Brasil não há uma cultura de investimentos. Outro dado importante da mesma pesquisa é que 32% cita a poupança como produto financeiro.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pronunciou-se através de seu ex-presidente, Marcelo Barbosa, em 2017, que iria buscar meios de estimular a cultura de investimentos no Brasil. Essa fala reafirma que o país está enfraquecido quanto a investimentos e o que torna a sua população mais vulnerável financeiramente.

O presente trabalho buscará explanar sobre esse fator decisivo para o estímulo ao investimento. Tratando pontos específicos desse trabalho de mudança cultural e implementação de políticas que venham contribuir positivamente com o povo brasileiro. Além disso, serão colocados em questão os fatores que influenciam negativamente com a não cultura de investimentos e como atuar de forma assertiva para que haja uma mudança significativa na forma de pensar das pessoas e, consequentemente, na economia do país.

2. METODOLOGIA

2.1 Tipo de estudo

O presente estudo utilizará a pesquisa quantitativa quanto à natureza das variáveis pesquisadas que segundo GIBBS (2009) neste método científico de pesquisa é utilizado diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo, ou seja, resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo), o que seria relevante para estudos com um número elevado de amostras.

A pesquisa será realizada de forma explicativa e com questionário estruturado com escala de Likert, que segundo Cooper e Schinder (2008) possuem objetivo de explicar um tema e segue no sentido de compreender causas e efeitos de determinado fenômeno.

 

2.2 Área de estudo e sujeitos da pesquisa

A área geográfica delimitada para o estudo será as capitais dos estados brasileiro, onde o questionário será aplicado através de formulário do Google (com auxílio da rede social Facebook) com pessoas economicamente ativas. Os sujeitos da pesquisa serão escolhidos aleatoriamente na rede social, onde inicialmente será verificado se este está na situação de economicamente ativo.

2.3 População e amostra

Para Cooper e Schinder (2008), a população é o conjunto de elementos sobre os quais desejamos fazer algumas inferências. O processo de amostragem é a seleção de alguns elementos de uma população pela qual podemos tirar algumas conclusões sobre a população. Uma amostra será considerada boa a partir do quão essa amostra retratará de forma compatível as características da população que representa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com