TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS DE GESTÃO DE PROCESSO

Projeto de pesquisa: PROBLEMAS DE GESTÃO DE PROCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

DESAFIO PROCESSOS GERENCIAIS

MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

INTRODUÇÃO

Sob a luz dos conhecimentos prévios das disciplinas de matemática e processos gerenciais, escolhi uma empresa bem estruturada, fiz uma entrevista com seus colaboradores, o qual obteve dados importantes para esta consultoria.

A empresa a qual foi escolhida é uma rede de farmácias chamada Drogaria Limeirense, conhecida e respeitada na cidade e regiões aonde tem sua matriz e filiais.

Esta consultoria tem como objetivo principal, identificar e estabelecer quais funções administrativas são existentes nesta organização.

Embora seja uma empresa familiar, constam departamentos bem definidos, assim como planejamentos estratégicos, planejamento operacional e organização das equipes.

Analisando suas funções identificamos os pontos positivos e negativos, não deixando de considerar que o principal foco desta empresa, é o capital humano: clientes e colaboradores.

2- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa desta consultoria contém uma matriz, e quatro filias.

Foi escolhida então uma desta filial, o qual tem como colaboradores dez funcionários.

Entre estes funcionários está uma líder desta loja, o qual todos responderam a um questionário contendo vinte e seis questões.

Estas questões foram elaboradas sob a luz das funções administrativas, que conhecemos através dos estudos de Taylor e Fayol.

São estas aas dimensões escolhidas:

1- Estilo de liderança;

2- Clima organizacional;

3- Fundamentos da organização (missão, visão, objetivo e valores)

4- Principais produtos/ serviços

5- Satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho

6- RELATÓRIO

Este relatório mostra os fatos administrativos a qual, através das informações anteriores podemos ver como esta organização atua nos diversos setores contidos nela.

Vemos na primeira função, que o estilo de liderança é satisfatória e eficiente, pois 77,14% dos colaboradores entrevistados foram positivos.

Podemos afirmar que existe uma eficiência na comunicação da organização, assim como a distribuição de tarefas e departamentos, sendo que cada um se especializa na sua função, trazendo assim excelência nas tarefas do dia a dia, e consequentemente fazendo que suas funções sejam mais objetivas e eficientes.

Na segunda função o clima organizacional desta empresa é bastante satisfatória e elogiada pelos seus colaboradores.

No total de 58, 75% dos entrevistados aprovaram o modo como é implantado o sistema operacional da empresa.

Dentro deste sistema estão os equipamentos técnicos, as instalações com conforto e bem distribuídas, sempre com mercadorias bem expostas para o bom atendimento.

A eficiência do departamento de compras, também tem que ser bem observada, pois sem medicamento, e perfumaria no caso desta empresa, não era possível atender as necessidades dos clientes.

Outra função de obteve aprovação de 92,50% o que é bastante significativa foi os fundamentos da organização.

Concluímos que a empresa tem muito responsabilidade social na região o qual atua. Também vimos que a carta de valores é bem aceita, sendo uma das principais ferramentas para o sucesso entre colaboradores, clientes e fornecedores.

Esta organização em relação aos seus concorrentes sempre faz planejamentos com objetivos de melhorar continuamente no atendimento, produtos, serviços e preços. Com estes planejamentos, fica bem definido entre todos os colaboradores, a sua principal missão, que é a excelência no atendimento ao cliente. A função produtos e serviços foram positivos, porque o foco em primeiro lugar é o cliente e sua satisfação em relação as suas necessidades.

Os colaboradores sempre procuram fazer o melhor sendo esta necessidade do cliente de produtos, ou serviços. Mas nem sempre agradando 100%, procuram sempre se adaptar a situação do momento para resolver com máxima eficiente todos os problemas dos clientes.

Isto faz com que a empresa se torne mais competitiva em relação aos seus concorrentes.

A última função foi muito bem observada, pois 72,50% dos entrevistados acham o ambiente de trabalho muito bom, seja esse físico ou emocional.

Todos têm boa disposição, amizade e respeito, fazendo com que o clima da organização seja favorável a todos.

Definindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com