TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAS DE METAS DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO ADMINISTRAÇÃO

BERENICE ARAÚJO DE SALES

PROGRAMAS DE METAS DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK

META 30 - FORMAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO

Atividade apresentada à disciplina Economia Brasileira do 2º período, ministrada pela Prof.ª Raylene Rodrigues de Sena do Curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas.

MANAUS/AM

2016

META 30 - FORMAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO

O plano de metas visa dotar o país de uma infra e superestrutura industrial e modificar sua conjuntura econômica; se não ocorrer interligação desse plano com os demais fenômenos econômicos, sociais ·e políticos, o plano tornar-se-á falho. A conclusão é simples: a infraestrutura econômica deve ser acom- panhada de uma infraestrutura educacional e, portanto, social. A meta constitui propriamente um Programa de Educação para o Desenvolvimento. Em 1955-56, os déficits em matéria educacional eram graves. Para corrigi-los, traçaram-se metas com pensadoras. Em matéria de ensino primário, prevê-se o aumento de 40 mil alunos em 1958; 120.000 ·em 1959; 220.000 em 1960 e 40.000 em 1961. Em matéria de ensino médio, providencia-se o aparelhamento físico das escolas e o aperfeiçoamento técnico-pedagógico do fator humano, sobretudo no ensino industrial e no ensino agrícola. Construção de novas escolas, e seu equipamento, ampliação das Escolas existentes. Equipamento para 26 Escolas de Magistério de Economia Rural e 33 Escolas de Tratoristas. Ampliação da rede federal de escolas agro técnicas, agrícolas e de iniciação agrícola. Concessão, para o ensino de grau médio, de 56.068 bolsas de estudos a alunos do Curso Ginasial; 9 .106.

A alunos do Curso Colegial; 36 .534 aos do Comercial; 13.498 aos do Industrial; 14.492 aos do Normal e 11.308 aos dos Cursos Agrícolas. Total das bolsas de grau médio: 141.006. Em matéria de ensino superior: aumentar para mil novos alunos por ano a capacidade das escolas de engenharia; instituir o regime de tempo integral dos professores e da frequência obrigatória dos alunos; reformar o ensino superior, visando a organizar os cursos de acordo com suas finalidades e as necessidades do meio em que operam; e criar novos cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento. Para esse objetivo, o Governo instalará 14 Institutos de Pesquisas, Ensino e Desenvolvimento nos principais centros do país, nos setores de química, economia, tecnologia rural, mecânica, eletrotécnica, mineração e metalurgia, mecânica agrícola, matemática, física, genética e geologia.

Referências Bibliográficas

  • Programa de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek V1 1950_PDF_OCR.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com