TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama do varejo brasileiro atual sob a ótica dos produtos de marca própria

Seminário: Panorama do varejo brasileiro atual sob a ótica dos produtos de marca própria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Seminário  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.

Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Adriana Rocha dos Santos RA 5208957545

Antonia Aparecida Pereira RA 6622347475

Eliene Marques Canudo RA 6680342074

Eva Lucia Waishaupt Almeida RA 6662443351

Maria Erica de Lima Almeida RA 6662433339

Natalia Conceição RA 6622359339

ATPS

PROINTER

PROFESSOR EDSON FERREIRA

OUTUBRO

2013

RESUMO

Panorama do varejo brasileiro atual sob a ótica dos produtos de marca própria.

Com maior possibilidade de escolher produtos e serviços devido a maior competitividade no mercado as marcas próprias de varejista tem tido uma ótima aceitação no mercado consumidor.

Então tornou se extremamente importante o marketing de varejo, constituído pelas marcas próprias e o consumidor podendo decidir no final se leva ou não o produto.

Os fabricantes foram obrigados a investir na qualidade de seus produtos e nas suas marcas para que seus produtos possam se sobressair nas prateleiras. Surge ai então a necessidade de criação de um produto mais acessível ao consumidor, quando há o nascimento dos produtos de segunda linha, com componentes mais baratos, formas e embalagens mais simples, mas nem sempre de boa qualidade.

Quando começa a ligação entre marcas e comercio e faz com que esta evolução seja mutua, atividade de comercialização de bens e serviços diretamente com o consumidor, daí a fidelização deste consumidor se tornou tão importante.

No Brasil o surgimento deste mercado trouxe o oferecimento de uma gama grande e diversificada de produtos. Exemplo são os hipermercados, que oferecem preços mais baixos, descontos e grande variedade de mercadorias e marcas.

A marca própria no Brasil teve uma ampla aceitação; ao fim dos anos 90 expandiu se para outros setores, como o farmacêutico, bem estar, distribuidoras e prestadoras de serviços. Foi nesta época que a exigência do consumidor cresceu, os produtos se segunda linha não mais estava sendo satisfatório, o mercado consumidor queria preço e qualidade, obrigando assim os varejistas a suprir essa exigência e necessidade de evolução do mercado.

Nos tempos atuais os aspectos que incluem as marcas próprias são muitos, passando ate pela internacionalização de negócios varejista, por causa também do maior volume de vendas, fez se um chamariz de produtos, com isso buscando sempre a fidelização do consumidor a sua marca, num mercado que se tornou muito competitivo, por isso consultores, varejistas e industriais começaram a perceber que o foco deste negócio tem que ser bem direcionado. Estabelecer parcerias sólidas com fabricantes, manter um rigoroso controle de qualidade, e com isso fixar a marca própria na mente do consumidor toda vez que ele levar o produto para casa.

Pois o principal ator deste processo é o consumidor, que decide se compra ou não o produto ou serviço.

As marcas próprias trouxeram uma evolução ao mercado consumidor, maior variedade de produtos e mais competitividade no mercado, estimulando o crescimento de seus setores de fabricação, armazenagem e distribuição.

Reforma tributaria desoneração da folha de pagamento: comercio varejista

Conforme anuncio do ministro da fazenda Guido Mantega, a extensão do beneficio da desoneração da folha de pagamento para o comercio varejista beneficia 42 setores da economia.

A redução destes tributos será de 1,91 bilhões. A perda desta arrecadação há de ser compensada com recursos do tesouro.

Alguns dos segmentos beneficiados são os de materiais de construção, informática, moveis, tecidos, telefonia e comunicações.

O objetivo desta desoneração é de que ela é parte importante da Reforma Tributária, que visa a redução de custos da mão de obra sem diminuir os salários e direitos dos trabalhadores, a redução da inflação e geração de mais postos de trabalho.

Os setores mais importantes que foram beneficiados nesta desoneração, são em sua totalidade aqueles que fazem parte do mercado de varejo.

Empregados Celetistas, 32%, Participação no comercio varejista 9,5%

Massa Salarial, 24%, Participação do comercio varejista 3,4%

Receita Bruta total da Economia, 19%, de participação do varejo 3,6%

Hoje o comercio varejista tem grandes números em suas receitas. Gera R$ 789 bilhões de receita total, emprega cerca de 7,5 milhões de pessoas e 70,1 bilhões pagos em salários e outras contribuições.

A medida de desoneração é complemento de redução geral de juros, de uma politica cambial mais competitiva, melhorias em investimentos e reformas.

MARKETING DE VAREJO

CAPITULO I

O VAREJO

O varejo tornou de muito importante no contexto mercadológico e econômico, é um elemento que permite criar utilidade de posse, tempo e lugar.

Tudo começa com a necessidade de consumo, antigamente após as famílias conseguirem a auto-suficiência elas veem a necessidade de adquirir produtos que elas não produziam, dai surge a moeda de troca, a comercialização e a formação de mercado, no inicio era preciso dar muitas viagens pra se obter oque desejava, foi então que entrou em cena a figura do INTERMEDIARIO, e as transações passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com