TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Do Varejo Atual Brasileiro A Otica Da Marca Propria

Pesquisas Acadêmicas: Panorama Do Varejo Atual Brasileiro A Otica Da Marca Propria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: PANORAMA DO VAREJO BRASILEIRO ATUAL SOB A ótica DOS PRODUTOS DE MARCA PRÓPRIA

Os varejistas, estao cada vez mais investindo em produtos de marca própria, por estar crescendo a cada dia mais, pois, os consumidores estão buscando variedade e qualidade, assim surgem diversas oportunidades de escolha.

Os consumidores procuram produtos com qualidade porém, com um custo menor, ou seja, querem pagar menos mas ter um produto com qualidade de originais.

Isso só mudou após a década de 90, já que neste período o consumidor era obrigado a comprar os produtos limitados, ou seja, aqueles que estavam na prateleira, sendo comandado pelo processo inflacionário.

Outra mudança, foi a criação do Código da Defesa do Consumidor, isso fez com que os mesmos se tornassem mais exigentes e assim buscando os seus direitos.

Primeiramente, o foco dos fabricantes investir em qualidade para se diferenciar dos demais. Em segundo momento, queriam uma enormidade de produtos por um preço acessível, a alternativa foi a criação de produtos similares, com componetes com um preço mais acessivel.

O conceito de marca surgiu na Antiguidade, pelo fato de as pessoas criarem símbolos para demarcar seus produtos, animais etc, para distingui-los.

Já na Idade Média, a criação de simbolos e rotulos fez surgir uma padronização, foi quando surgiu a comercialização de produtos por mercadores e comerciantes.

A Evoluçao só veio mesmo com a Revoluçao Industrial, pois, os produtos adotaram uma " forma legal", podendo assim ser comercializado e as fabricas que reponsabilizavam pela qualidade.

No Brasil, Segundo " Tavares 1998" este desenvolimento só começou a tomar força no inicio do seculo XIX ao seculo XX, com os comerciantes associando seus produtos as quem as produzia. Depois, com a desassociação dos fabricantes, criou-se vida própria.

Também existe o processo de aceitação, não basta oferecer um produto com um custo baixo, deve se levar em conta: com o produto é divulgado, como é feito o markenting, a exposição em gôndolas. Porque até a finalização do processo de compra há inumeros fatores que podem influenciar os consumidores.

Nos Mercados, hipermercados tem mais de 50000 itens para venda, então o que deve ser feito é a diferenciação dos demais, para assim conquistar o cliente, pois, o produto que estou oferecendo tem algo que distingui-o dos demais.

Um fator que influencia na hora da compra são fatores sociais, tais como: a riquezam, poder e status. O segundo é o Makenting dos 4Ps( produto, preço, promoção e praça), deve se analisar o ambiente de venda, para assim supor como será a sua aceitação.

A Marca própria depende de diversos aspectos, como: a embalagem do produto, fornecedores, a forma que é exposta, a diferenciação de preço.

O consumidor é a figura importante neste processo, fazendo então uma análise positiva ou negativa, do produto ou serviço. Por isso, os varejistas devem investir na qualidade de seus produtos, na embalagem, na competitividade de preço.

O mundo varejista, é uma área em que há muita competitividade, então, devemos estar sempre inovando, para manter-se vivo no comércio, buscando sempre novas tecnologias, para assim estar sempre um passo a frente dos concorrentes.

" Referente a pesquisa de campo, feita em supermercados, podemos então dizer que: a 45% já sabem o que irá comprar, e 55% decidem no momento.

O que os influencia, 20% preferem mercadorias de tradição, 17,5% a propaganda, 25% experimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com