TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da Bolsa de Valores no Mercado Financiero

Por:   •  8/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

 O PAPEL DA BOLSA DE VALORES NO MERCADO FINANCEIRO

Ana Paula Ferreira da Costa1; Elaine de Pina Moura1; Jéssica de Souza Pires1; Jheniffer Ferreira Pastor1; Lays Dias Silva1; Liliane Soares da Silva1; Jucinara Alves de Melo1; Regina L. do Nascimento1;

Eduardo Halt 2

RESUMO

O presente resumo apresenta uma prévia do que são as bolsas de valores e qual seu papel e importância no meio econômico mundial. Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. No Brasil, o principal mercado de negociação é a BM&FBovespa, que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes. A Bolsa de valores também é responsável por estabelecer as regras de negociação e por criar um ambiente seguro e transparente para a realização destes negócios.  Aliás, a principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de ações. Dentro desses conceitos, destaca-se claramente a significância desse segmento para o desenvolvimento de um país, pois os negócios realizados ali são as engrenagens para as operações da economia.

Palavras-Chaves: Economia; Capital; BM&FBovespa; Negociação.

1. INTRODUÇÃO

O crescimento econômico sempre esteve ligado ao desenvolvimento dos mercados financeiros, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades.

A função primordial dos mercados financeiros é aproximar os dois agentes do mercado: o poupador, que tem excesso de recursos, mas não tem oportunidade de investi-los em atividades produtivas, e o tomador, que está na situação inversa.

Desse modo, os mercados viabilizam o aproveitamento das oportunidades em toda a economia, promovem, assim, um aumento geral da produtividade, da eficiência e do bem estar da sociedade, é a forma mais eficiente de captar poupança e direcioná-la para as atividades mais produtivas.

O desenvolvimento econômico sustentável depende da expansão contínua da capacidade de produção, esta expansão é função, por sua vez, de investimentos em capital e recursos humanos.

Dessa forma, o mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas — as ações — ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas — debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e commercial papers —, que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico. O mercado de capitais abrange ainda as negociações com direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e demais derivativos autorizados à negociação. Assim, as bolsas de valores constituem o principal mercado de negociação dos capitais abertos e outros produtos do meio financeiro.

No Brasil, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), é o principal mercado de negociação de ações de empresas de capital aberto. Fundada em 1890, sua sede localiza-se no centro da cidade de São Paulo. Em 2008, a Bovespa integrou-se operacionalmente com a BM&F - principal bolsa de mercadorias e contratos futuros do Brasil - criando a BM&FBovespa.

 Como forma de proteção contra os riscos do mercado financeiro, o mercado de ações surge como forma alternativa para captação de recursos. Os índices da bolsa de valores representa o desempenho do mercado de ações e traduz de forma geral as tendências da economia, refletindo o comportamento dos investimentos que apresentam em sua composição, as ações que tenham grande representatividade nos negócios representados na Bolsa de Valores.

2. EMBASAMENTO TEORICO

2.1. MERCADOS FINANCEIROS

Segundo JAFFE (2008), os mercados financeiros são compostos pelos mercados monetários e pelo mercado de capitais.

Para MISHKIN (2000), mercados e intermediários financeiros em bom funcionamento são necessários para aumentar o bem-estar e a eficiência econômica e são cruciais para a saúde da economia.

ASSAF NETO (2000) destaca que o mercado financeiro é classificado em quatro tipos de mercados: Cambial, Capitais, Crédito e Monetário.

Dentro do mercado financeiro, uma bolsa de valores é um mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures, segundo (Bolsa de valores. wikipedia, 2011).

2.2. MERCADOS DE CAPITAIS

O mercado de capitais visa atender o investimento no setor produtivo da economia e visa a captação de volumes financeiros bem superiores a outras modalidades. Ele pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por elas (PINHEIRO, 2009).

LOPES; ROSSETTI (1992) apontam o mercado de capitais como o segmento de mercado que concede financiamento de médio e de longo prazo aos agentes econômicos produtivos podendo ser tanto da área pública quanto da privada. As transações são voltadas, na sua maioria, para investimentos em capital fixo. A maior parte dos recursos financeiros de longo prazo é suprida por intermediários financeiros não bancários. Integram também esse mercado, as operações que se realizam nas bolsas de valores, particularmente com ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com