TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro - Bolsa De Valores

Artigos Científicos: Mercado Financeiro - Bolsa De Valores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  6.066 Palavras (25 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 25

2

Sumário

1. Mercado de Ações.................................................................. 3

2. Bolsa de Valores no Brasil.................................................... 4

3. Ações....................................................................................... 7

4. Como investir em Ações........................................................ 10

5. Tipos de investimentos.......................................................... 14

6. Descobrindo qual o melhor investimento para você......... 16

7. Investimento em empresas estreantes. .............................. 20

8. Principais empresas para se investir na Bovespa............. 23

9. Riscos e Beneficios............................................................... 25

10. Bibliografia............................................................................. 27

3

1. Mercado de Ações

Sempre ouvimos falar de mercados de ações, e da bolsa de valores, do seu sobe e desce, de gente que ganhou muito e também perdeu muito.

Mercado de ações é um mercado aonde as empresas vão para conseguir recursos de forma mais barata e financiar seus investimentos produtivos e aonde pessoas vão com o intuito de alguma forma ganhar dinheiro.

Tanto a empresa que necessita de dinheiro, quanto você, que está com dinheiro sobrando pode entrar no mercado de ações.

A empresa entra no mercado de ações para conseguir recursos de forma mais barata do que emprestar de um banco. E você entra no mercado de ações comprando ações de empresas esperando que o investimento traga mais retorno do que a caderneta de poupança ou algum outro investimento em renda fixa.

1.1Porque investir no mercado de Ações.

Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças.

Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes.

A plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja, emite ações e as negocia nas bolsas de valores.

E você ao adquirir ações, passa a ser também sócio da empresa-um acionista.

1.2 Importância do mercado de Ações

O mercado acionário não apenas seguiu o crescimento econômico, mas proporcionou os meios para prognosticar as taxas futuras de crescimento do capital de produtividade e da renda per capta.

O mercado de ações incentiva não apenas a formação da poupança interna, mas, particularmente geração de poupança de longo prazo.

4

Um mercado acionário desenvolvido, com bom volume, liquidez e adequada regulamentação, facilita os negócios de mudança de controle/propriedade e privatização, o que tem contribuído para o aumento da produtividade econômica nos últimos anos, em nível global.

Ele reflete a opinião dos principais agentes sobre a conjutiva econômica doméstica e internacional e suas perspectivas, constituindo-se também em importante formador, de opinião. Assim os diagnósticos e recomendações originadas desse mercado são elementos que os condutores da política econômica costumam tomar na tomada de decisões.

O papel fundamental de um mercado de ações eficiente e desenvolvido é para atrair, maximizar e consolidar a presença e permanência do capital externo.

2. Bolsa de Valores no Brasil

A Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa era a bolsa oficial do Brasil, até iniciar um processo de fusão com a BM&F que culminou na criação de uma nova instituição, denominada BM&FBovespa no dia 8 de maio de 2008. Sua sede localiza-se no centro da cidade de São Paulo e seu principal índice econômico é o IBOVESPA.

Em 23 de agosto de 1890 foi fundada por Emílio Rangel Pestana a Bolsa Livre, que seria o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo. A Bolsa Livre encerrou suas atividades em 1891, em decorrência da política do Encilhamento. Quatro anos depois, em 1895, foi aberta a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que deu continuidade à evolução do mercado de capitais brasileiro.

No ano de 1934, a bolsa instalou-se no Palácio do Café, localizado no Pátio do Colégio. No ano seguinte, seu nome foi alterado para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo.

Até meados da década de 1960, a Bovespa e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças (atuais Secretarias da fazenda estaduais). Eram 27 bolsas de valores em todo o Brasil, dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder público.

Com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas nos anos de 1965 e 1966, as bolsas assumiram a característica.

5

institucional, transformando-se em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

A antiga figura individual do corretor de fundos públicos, que eram os corretores autônomos de confiança de cada investidor, foi substituída pela da sociedade corretora ou as atuais corretoras de valores, empresa constituída sob a forma de sociedade por ações nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada.

Em 1967, a entidade passou a ser denominada Bolsa de Valores de São Paulo.

Por muitos anos, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi o grande mercado de ações do país. No entanto, a partir da década de 1980, começou a perder espaço gradativamente para a Bovespa. Em 2000, as duas bolsas comandaram a assinatura de um acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com