TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais E Bolsas De Valores

Exames: Mercado De Capitais E Bolsas De Valores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Mercado de Capitais e Bolsa de Valores

Curso:Ciências Contábeis

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente a reportagem da revista Exame para posteriormente responder as questões solicitadas:

Brasil é o país que pior investe dinheiro de impostos

Estudo do IBPT mostra que, num grupo de 30 países, o Brasil é o que oferece o pior retorno aos cidadãos pelos impostos arrecadados

Eduardo Tavares

Em 2009 o total de impostos arrecadados no Brasil correspondeu a 34,41% do PIB (Germano Luders/Exame)

O Brasil está em 30º lugar no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade

Um estudo do Instituto Nacional de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que o Brasil é um dos países que pior usa o dinheiro que arrecada dos cidadãos por meio dos impostos (veja o quadro). Embora sua carga tributária esteja entre as maiores do mundo, o retorno que o estado brasileiro oferece à população em serviços e na melhora da qualidade de vida é o menor entre 30 países.

Em 2009, o total de impostos arrecadados no Brasil correspondeu a 34,41% de seu Produto Interno Bruto (PIB). Neste mesmo ano, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro era de 0,807. O IDH é um índice calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que varia entre zero e um. Quanto mais perto de um, mais desenvolvido é o país.

Utilizando estas informações, o IBPT chegou ao cálculo do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). Este indicador é uma das ferramentas do instituto para medir o quanto a população de um país é beneficiada por serviços custeados pelos impostos pagos.

O Brasil está em 30º lugar, atrás de países europeus e dos vizinhos Uruguai (13º) e Argentina (16º). Segundo o estudo, o país que melhor investe o dinheiro arrecadado são os Estados Unidos. Com uma carga tributária equivalente a 24% do PIB em 2009 e um IDH de 0,950, o país obteve o maior índice de retorno de bem estar. Veja na tabela abaixo os melhores e os piores países no gasto do dinheiro arrecadado.

Veja na tabela abaixo os melhores e os piores países no gasto do dinheiro arrecadado.

País Carga Tributária (%PIB) IDH Ranking

EUA 24% 0,950 1º

Japão 25,30% 0,956 2º

Irlanda 27,90% 0,960 3º

Coreia do Sul 25,80% 0,928 4º

Austrália 30,68% 0,965 5º

Bélgica 43,20% 0,948 26º

Itália 43,50% 0,945 27º

Dinamarca 44,20% 0,952 28º

Hungria 39% 0,877 29º

Brasil 34,41% 0,807 30º

Fonte: TAVARES, Eduardo. Brasil é o país que pior investe dinheiro de impostos. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil-e-o-pais-que-pior-investe-dinheiro-de-impostos>. Acesso em: 19 jul. 2013.

Sabendo-se que o Sistema Financeiro Nacional tem como principal objetivo estabelecer as diretrizes das políticas monetárias, cambial, de crédito e fiscal, pede-se: Apresente e comente no mínimo três entraves (limitações) no que se refere a adoção de uma Política Fiscal mais rígida e seus impactos no Desenvolvimento Econômico e Social do país no curto prazo. Pesquise também informações sobre política fiscal em sites especializados, citando a fonte dentro da ABNT. Sua resposta deve ter entre 10 a 15 linhas. (3,5 pontos)

Diminuição carga tributária, redução de planos sociais,

Cortar gastos públicos.

O Brasil tem uma carga tributaria altíssima, e se diminuir os impostos,

O governo poderá ter dificuldades em continuar com as campanhas como vem fazendo. Não conseguindo manter a máquina pública. Com esta ação o governo poderá desestabilizar a economia, consequentemente causando desempregos, diminuição de consumos, investimentos e trazendo altas inflações a população.Corte de gastos púbicos, é uma maneira de o governo fazer com o que a economia cresça, pois os gastos são abusivos, existem muito cabide de emprego, gastos supérfluos, com luxo de políticos e assessores... Se fossem empresas privadas, muitos gastos seriam cortados, por isso que acredito que o nosso país só é mal administrado e não há falta de recursos. Com o corte nos gastos públicos consequentemente sobrará mais pra educação, saúde, segurança, trazendo mais renda e menos desigualdade social.

Política Fiscal é a forma como o governo realiza as suas receitas e despesas. Para que se tenha equilíbrio, o governo precisa realizar algumas etapas como a estabilização da economia, a redistribuição de renda, e a alocação de recurso. Quando o governo gasta mais do que arrecada teremos um déficit púbico e, quando o governo arrecada mais do que gasta terá superávit. Com o equilíbrio nas contas o governo terá sobras de recursos e, com isso, consegue liquidar aos poucos as dívidas púbicas e inclusive a diminuição do PIB, com isto consegue estabilizar a economia fazendo com que o país volte a crescer. Trazendo emprego, distribuição de renda, diminuição da pobreza e igualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com