TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel e valor das interações sociais em sala de aula Claudia Davis

Por:   •  29/8/2017  •  Dissertação  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

Papel e valor das interações sociais em sala de aula

Claudia Davis

O artigo traz as perspectivas sócio-construtivistas como importante presença na educação brasileira, trata as interações sociais como grande promovedora do conhecimento, o que é bastante simbólico. Aborda duas concepções, a de Vygotsky e a de Jean Piaget, no qual Vygotsky trata do homem social, ser humano capaz de se expandir com as experiências vividas, especialmente as apropriadas pela linguagem, essa apropriação se dá em meio a relações interpessoais na sociedade que o indivíduo vive. Já Piaget, vem com a psicologia do desenvolvimento, que considera a educação um processo exterior dependente do nível de desenvolvimento alcançado, ou seja, da maturação. Por ser um biólogo, sua profissão pode ter influenciado em sua teoria, ele traz características inatistas interligadas a ambientalistas, pondera que a maturação biológica se dá em fases para que o desenvolvimento ocorra. Assim o conhecimento se constrói sempre a partir de estruturas pré-existentes.

Se uma criança não conseguisse exercer dada tarefa sozinha, Piaget diria que ela não se encontra no estágio necessário, já Vygotsky traz isso como o desenvolvimento potencial, onde ela pode utilizar ajuda de um sujeito para realizar a tarefa onde, segundo o autor, é possível ter uma ideia mais clara das funções psicológicas da criança.

Assim como existe o desenvolvimento potencial, também existe odesenvolvimento real, em que a criança consegue realizar certa tarefa sozinha. A distância entre o desenvolvimento potencial e o real, Vygotsky define como zona de desenvolvimento proximal, trata como zona já para não cair na ideia de estabilidade passada pela palavra “estágio’’ na teoria de Piaget.

A autora diz que estes conceitos trazidos por Vygotsky, são promissores na medida em que fornece, a psicólogos e educadores, a possibilidade de pensar o desenvolvimento mental da criança tanto retrospectivamente, pelos processos que nela já efetua sozinha (nível de desenvolvimento real), como prospectivamente, pelos processos que nela se encontram em formação com ajuda de um individuo ou objeto (nível de desenvolvimento potencial). Assim poderemos observar o que ela sabia antes, e o que ela vem aprendendo em cima do conhecimento existente, ou seja, identificaremos a zona de desenvolvimento proximal da criança.

Entrando nas questões das interações sociais, elas que têm grande importância principalmente dentro da sala de aula e por isso quando não ocorrem ou ocorrem gerando conflitos se dão a fatores individuais e até mesmo no fracasso escolar. Porque a aprendizagem individual é auxiliada pelo conhecimento que é adquirido pelo meio social através do processo de apropriação de conhecimento, ou seja, através de processos de interações sociais com o meio. Quando nesses processos tem dificuldade em ocorrer o aluno tende a ficar menos participativo, menos “presente” no compartilhamento de conhecimento na sala de aula, podendo resultar em problemas de aprendizagem, e assim no fracasso.

O professor deve compreender o aluno, e ajudá-lo a entrar nesta espécie de canal-interativo que media a aprendizagem, mas como o texto ressalta, é muito importante lembrar que não cabe apenas ao professor o papel de promover as interações. Para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com