TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais E Bolsa De Valores

Exames: Mercado De Capitais E Bolsa De Valores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Mercado de Capitais e Bolsa de Valores

Curso: Administração

Data: 19/02/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente a reportagem da revista Exame para posteriormente responder as questões solicitadas:

Brasil é o país que pior investe dinheiro de impostos

Estudo do IBPT mostra que, num grupo de 30 países, o Brasil é o que oferece o pior retorno aos cidadãos pelos impostos arrecadados.

País tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, mas tirou nota baixa na qualidade dos serviços públicos, que são custeados pelos impostos pagos

São Paulo - Um estudo do Instituto Nacional de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que o Brasil é um dos países que pior usa o dinheiro que arrecada dos cidadãos por meio dos impostos. Embora sua carga tributária esteja entre as maiores do mundo, o retorno que o Brasil oferece à população em serviços e na melhora da qualidade de vida é o menor entre 30 países.

Em 2009 o total de impostos arrecadados no Brasil correspondeu a 34,41% de seu Produto Interno Bruto (PIB). Neste mesmo ano, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro era de 0,807. O IDH é um índice calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que varia entre zero e um. Quanto mais perto de um, mais desenvolvido é o país.

Utilizando estas informações, o IBPT chegou ao cálculo do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). Este indicador é uma das ferramentas do instituto para medir o quanto a população de um país é beneficiada por serviços custeados pelos impostos pagos.

O Brasil está em 30º lugar, atrás de países europeus e dos vizinhos Uruguai (13º) e Argentina (16º). Segundo o estudo, o país que melhor investe o dinheiro arrecadado são os Estados Unidos. Com uma carga tributária equivalente a 24% do PIB em 2009 e um IDH de 0,950, o país obteve o maior índice de retorno de bem estar. Veja na tabela abaixo os melhores e os piores países no gasto do dinheiro arrecadado.

Fonte: EDUARDO TAVARES. Brasil é o país que pior investe dinheiro de impostos. 2011. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-e-pais-que-pior-investe-o-que-arrecadou-em-impostos>. Acesso em: 20 jun. 2011.

1-Sabendo-se que o Sistema Financeiro Nacional tem como principal objetivo estabelecer as diretrizes das políticas monetárias, cambial, de crédito e fiscal, pede-se: Apresente e comente no mínimo três entraves (limitações) que possam prejudicar o Desenvolvimento Econômico e Social do país, caso adote-se uma Política Fiscal mais rígida. Pesquise também informações sobre política fiscal em sites especializados, citando a fonte dentro das normas da ABNT. Sua resposta deve ter entre 10 e 15 linhas. (3,5 pontos).

Resposta:

A realidade em que se encontra a política fiscal no Brasil é visivelmente voltada ao equilíbrio dos recursos recolhidos com os impostos. No entanto, o controle efetuado pelo governo para com os recursos recolhidos acaba gerando entraves que foram por diversas vezes questionados pela população. Essa seção de controle dos fundos evidencia todas as relações de gastos públicos e visa estabilizar a economia e equilibrar algumas variáveis como a falta de empregos e a taxa inflacionária.

A implantação de um modelo de política fiscal com maior rigidez pode acabar acarretando em atrasos no desencadeio de obras e ou atividades de longo prazo que são de necessidade vital à população. Há também a dificuldade das empresas em encontrar incentivos fiscais que com essa mudança passarão a ser ainda mais criteriosos para serem alcançados. Por fim, é possível citar o setor de indústria que receberia um impacto negativo devido ao aumento da burocracia que complicaria as atividades entre o setor e o país.

Fonte:

Fonte: http://www.iececon.net/arquivos/publicacoes_39_313587953.pdf

2- O mercado primário tem o papel de canalizar recursos a custos baixos para as empresas. Sendo assim, o país com mercado de capitais forte oportuniza maior desenvolvimento econômico e social. Apresente e disserte sobre três vantagens e duas limitações do mercado primário de ações como alternativa de crescimento e desenvolvimento de nossas empresas de capital aberto, com ações negociadas em bolsa. Sua resposta deve ter entre 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)

Resposta:

Vantagens

Divisão do risco do negócio com novos sócios – Dessa forma os imprevistos que proporcionem resultados negativos acabam tendo impacto menor caso sejam distribuídos.

Aumento da capacidade de endividamento – Esse benefício nada mais é do que uma condição melhor para empresa no que diz respeito a necessidade de prazo para pagamentos, financiamentos e empréstimos.

Proporciona liquidez patrimonial aos empreendedores – Os sócios tem abertura para transformar ações em dinheiro em qualquer momento.

Desvantagens

Divulgação das informações – Em função dessa atividade, a empresa passa a ter o seu sigilo quebrado pelo fato de exibir informações confidenciais.

Novos acionistas influenciam decisões estratégicas – Em virtude disso, os acionistas minoritários não se preocupam com o controle acionário e sim com a valorização de suas ações.

Fonte:

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/30843/000778164.pdf?sequence=1

3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com