TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Matemática Financeira

Por:   •  8/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

OS LIMIARES DO CONHECIMENTO FINANCEIRO NA PROGRESSÃO DAS EMPRESAS

 Luana Matos¹

Luana Maya¹

 Nicolas Dorneles¹

  1. INTRODUÇÃO

Quais os impactos que afetam os meios empresariais com foco na matemática ou conhecimento financeiro (exemplo)

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um conhecimento Errôneo de como aplicar os conceitos básicos da matemática financeira levam empresas a ciclos indesejáveis baseados apenas nos resultados de desempenho da empresa.

A falta de resultados positivos tende a levar a empresa à falta de capital, que exigirá a busca de novos financiamentos, novos custos financeiros, diminuindo ainda mais os resultados da organização. Cria-se assim um ciclo vicioso alimentado por empréstimos recorrentes para saldar compromissos de financiamentos anteriores (Junior, H.B.,2011).

Souza (2010) postula que a execução de transações, como compras, A venda de mercadorias e comodidades, pedidos de crédito bancário e remessa de pagamentos. Elementos como impostos e cálculo de parcelas estão sendo considerados. O campo da matemática financeira permite que os indivíduos façam cálculos precisos. Para avaliar os benefícios de um empréstimo ou investimento, é crucial avaliar a taxa de juros. As desvantagens associadas às compras à vista ou parceladas podem ser superadas com a realização de uma pesquisa minuciosa sobre as opções de financiamento.

“A maior dificuldade das empresas é o insuficiente preparo gerencial dos proprietários ou dirigentes; destaca-se que as estratégias dessas empresas são estabelecidas confiando puramente em informações e experiências vivenciadas” (DOS SANTOS; FERREIRA; DE FARIA, 2009, v. 7, p. 6)

Figura 1: Fatores alegados pelos empreendedores que teriam evitado o fechamento da empresa.

[pic 1]

Fonte: Freitas, 2019.

Como observa-se no gráfico acima tem-se quatro tópicos que englobam a matemática financeira que são “Mão de obra mais qualificada”, “gestão financeira mais eficaz”, “consultoria empresa” e até mesmo “planejando do negócio”. Juntando estes tópicos totalizamos 56% de chances de uma empresa não fechar. Este gráfico só reforça o que já foi supracitado acima.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

É indiscutível que sem uma matemática financeira bem estruturada em uma empresa é impossível de não passar por dificuldades. Levando até mesmo a falência de algumas. O gráfico usado da um exemplo prático de que há 56% de chances de manter uma empresa somente baseado nesse limiar. (exemplo, relembrando que são 2 parágrafos)

REFERÊNCIAS

SOUZA, J. Matemática. São Paulo: FTD, 2010. (Coleção Novo Olhar).

JUNIOR, H. B. Aplicação De Fundamentos de Matemática Financeira Em Empresas De Pequeno Porte.  Disponível em: <http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/9mostra/2/426.pdf> . Acesso em 06 maio 2023

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (604.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com