TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER CONTROLADORIA FINANCEIRA

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 9

CONTROLADORIA FINANCEIRA

Luis Fernando de Oliveira da Silva

Prof. Andressa Soares

UNIASSELVI

Gestão Financeira

17/06/20

RESUMO

 

A controladoria abrange diversos temas, que esta dentro de todos setores das empresas. Neste trabalho focarei no setor financeiro, que julgo mais importante dentro do tema trabalhado. Todas as pesquisas foram feitas online. Dessa forma vamos detalhar algumas situações e mostrar o quanto a controladoria pode contribuir para tomadas de decisões, estratégias de crescimentos, e avaliações para saúde da empresa.

Palavras-chave: Controladoria financeira

1 INTRODUÇÃO

Num mercado tão competitivo, empresas cada vez mais enxutas, com gastos e cálculos para diminuir os custos operacionais. A controladoria vem é de extrema importância para que seja atingida a estratégia. Com a orientação, avaliação, acompanhamento e planejamento do controller (termo usado para pessoa responsável pelo controle financeiro), a empresa consegue uma visão mais exata no mercado, pois saberá alinhar uma expansão estratégica juntamente com saúde financeira que a empresa se encontra.

Para que a empresa esteja cada vez mais forte, a controladoria e planejamento financeiro/estratégico, e de extrema importância, pois metas são traçadas, com base em todo fluxo da operação, sendo assim se tal setor planejar-se de tal forma, dificilmente fará investimentos sem a ciência e aprovação do controller.

2 A CONTROLADORIA

Tal departamento teve sua criação no exterior, sendo importado para Brasil pelas empresas multinacionais, e se difundindo por todas corporações aos longos dos anos. conhecido como setor de suma importância, sem um setor desses bem estruturado as empresas acabam gastando mais que orçamento. É um setor de assessoramento para todos os demais setores, pois compila o faturamento final, versus os gastos operacionais.  

A necessidade nos dias atuais de manter a empresa competitiva, exige grande expertise dos controllers, pois, precisam unir uma formula de grande produção e eficiência, gerar um grande lucro e cada vez menos custos de matéria prima e operações. Então logo, um controller, que antes era considerado suporte, passa a ter uma função de alta administração dentro das empresas.

O profissional de controladoria, precisa estar sempre se atualizando, pois cada vez mais são criadas ferramentas de controle e analises, pois as empresas cada vez mais verticais, necessitam de tomadas de decisões mais rápidas e acertivas. Uma vez que, para cada ação errada de um controller, afeta diretamente a empresa, seu patrimônio e seu futuro.

2.1 CONTROLLER

“O controller cuida basicamente das atividades contábeis, incluindo adminitração tributaria, informática, contabilidade de custos e contabilidade financeira”. Segundo Lawrence Gitman, no livro principio da administração financeira.

Para ser considerado um profissional da controladoria, é preciso ter conhecimento da instituição como um todo, no processo de ponta a ponta, dessa forma o profissional terá mias segurança e conhecimento para qualquer alteração que possa fazer e tudo que poderá afetar em seus projetos de ganhos, ou reduções. É preciso também, saber analisar todos indicadores da empresa, para assim ter melhor gerenciamento das finanças, dos custos, contabilidade  e faturamento da empresa.

O controller precisa estar sempre focado em fornecer informações para diretores, com objetivo de auxiliar em tomadas de decisões, com base em todas ferramentas, dessa forma tudo que for apresentado, precisa estar fielmente de acordo com contabilidade.

No livro “controladoria teoria e estudo de casos”, de Stephen Kanitz, explica que função da controladoria podem ser explicadas da seguinte forma:

INFORMAÇÃO – abrange sistemas contábeis gerencias financeiros;

MOTIVAÇÃO – efeitos dos sistema de controle com base no comportamento;

COORDENAÇÃO – controller levanta as informações e passa a diretoria para tomada de decisões;

AVALIAÇÃO – com ajuda das ferramentas de analise, avalia todos resultados das áreas;

PLANEJAMENTO – presta assessoria para diretores para tomadas de decisões;

ACOMPANHAMENTO  - acompanha a evolução de tudo que foi traçado;

Resumindo, deve acompanhar processo todo, pois além de levantar todas possibilidades de melhorias para direção, precisa acompanhar também se esta sendo executado da maneira correta. Somente com o melhor resultado se mensura a efetiva do plano estabelecido.

3 IMPORTANCIA DAS INFORMAÇÕES PARA CONTROLE        

Toda empresa, de grande porte ou pequeno, necessita de uma pessoal com conhecimentos na área administrativa/financeira. Esse administrador precisa criar planos de ação nas áreas que ira cuidar, alocar custos previstos e realizados, montar um plano de gastos, considerando faturamento anual anterior, prevendo o aumento ou diminuição no volume e com isso alocar os valores para cada área. As operações básicas, planejamento, direção, motivação e controle. Abaixo vamos tratar os assunto mencionados.

3.1 PLANEJAMENTO

A primeira fase do planejamento seria ver as alternativas, e constatar quais se encaixam na realidade da empresa. Usando exemplo de um controller que administra área dos tênis esportivos de uma empresa aleatória. Em outubro de cada ano, o controller precisa apresentar o planejamento financeiro para ano seguinte. Dessa forma considera os gastos mensais dos últimos 5 anos, fazendo uma media com a quantidade de pares produzidos.

Assim consegue definir uma media de gastos mensais, fazendo um planejamento anual, e apresentar qual a previsão mensal, considerando a sazonalidade do mercado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com