TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos necessários para equiparar as necessidades da organização com a transformação do seu ambiente

Trabalho acadêmico: Passos necessários para equiparar as necessidades da organização com a transformação do seu ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Uma empresa para ter sucesso deve ser competitiva. A competitividade e a inovação estão estritamente ligadas, pelo que então é de todo interesse de uma empresa ser inovadora. O ambiente empresarial deixa nos dias de hoje de ser local para ser global, e só os mais fortes sobrevivem. A gestão empresarial deve ter a capacidade de criar vantagens competitivas, não só única, mas também de difícil replicação. A inovação por força da competitividade ou estratégia é cada vez mais global e convergente, criando no âmbito da investigação e complexidade um novo mundo de oportunidades, que levam as empresas a serem sustentáveis em longo prazo.

1. QUALIDADE, LIDERANÇA, ESTRATÉGICA E CULTURA

São grandes os passos necessários para equacionar as necessidades da organização com as transformações de seus ambientes. As empresas são tomadas por um assalto de novas tecnologias, os consumidores de repente de conscientizam de que os produtos quais necessitam são os que realmente lhes fazem bem, e para isso, sabe e exigem respeito sobre esses mesmos produtos. Os serviços são enaltecidos, a qualidade passa a ser sinônimo de produtividade. O homem passa a ser o responsável pela qualidade do que produz. A administração cabe perseguir essa qualidade e passá-la a seus colaboradores, onde passamos a conviver com a necessidade de perseguir a perfeição, sendo que a excelência passa a fazer parte da estratégia adotada para alcançar os objetivos e a ser o foco de uma revisão da estrutura administrada pela Empresa. Sem falar que a cultura reinante tem de estar pronta para absorver essas mudanças, entretanto a excelência da Organização é algo inatingível. Toda mudança sistemática leva as novas mudanças e procuras, portanto encaminha-se como uma tendência para alcançar o sucesso

• QUALIDADE

É a adequação ao uso, é a conformidade as exigências, é atender ao que foi especificado. Considerando a qualidade total como um estado ótimo de eficiência e eficácia na ação de todo elemento que constituem de forma acessível e segura com tempo certo das necessidades do cliente.

• LIDERANÇA

O líder é quem serve que está a frente de tudo, possuindo uma visão muito além e fornece ferramentas para finalizar o objetivo da organização.

• ESTRATÉGIA

É uma elaboração de uma ação seja de ataque ou retirada tática é a forma nela aplicada.

• CULTURA

É o conjunto de atividade e modos de agir, costumes e instruções de uma organização, é o meio pelo qual o homem se adapta as condições existências.

2. POR QUE INOVAR?

Atualmente no mundo dos negócios, poucos termos são usados sem a profundidade necessária é tão mal compreendidos como a palavra Inovação.

Kanter (1998) afirma em seu livro Inovação, que um grande número de gestores ainda visualiza a inovação com desconfiança, como se ela ainda fosse propriedade exclusiva da área de pesquisa e desenvolvimento, de sonhadores e inventores, eles não acreditam que ela possa ser praticada em qualquer área de uma Organização, em qualquer nível hierárquico e em qualquer atividade que o individuo exerça.

É comum percebemos pessoas e Organizações ansiosas, procure ideais, a necessidade de ser competitivo, de manter-se vivo ou de atirar-se manter-se à frente dos concorrentes, é a noção fundamental da freqüente utilizada pela inovação. A expectativa dessa idéia é a conseqüência radical vivida atualmente em que novas idéias transformam-se em negócios da noite para o dia. Com tudo isso novos empreendimentos ganharam velocidade, novos produtos podem ser testados mais rapidamente e a resposta do mercado é medida instantaneamente por índices diversos.

As organizações, pesquisadores perceberam que nas empresas possíveis mudanças ocorreram, são distribuídas e ao mesmo tempo são interdependentes em quatro grandes áreas: Empreendedorismo; Estrutura; Tecnologia e Comportamento. Qualquer mudança que ocorre em uma Organização afeta o todo como o negócio ou atividade, a estrutura Organizacional; os equipamentos e métodos utilizados para desenvolver as atividades, produtos e serviços, isso demonstra que todas as áreas envolvidas nas possíveis mudanças das empresas têm uma dependência muito forte das pessoas em qualquer atividade ou quando delas participam em grupo.

Há critica dentro da organização de que pessoas de maneira geral não são criativas; o fato de não acreditar baseia-se na convivência em organizações diversas e a percepção de que, gradativamente, as pessoas não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com