TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensadores Da Economia

Artigo: Pensadores Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

1- Adam Smith, (1723-1790) filósofo de formação, é o pai da Economia Política. É com ele que a Economia nasce enquanto ciência. Principal Obra: Inquérito sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações, foi publicada em 1776 e é considerada a obra fundadora da Economia Política.

Adam Smith escreveu numa época em que a industria conhecia um crescimento sem precedentes, configurando-se como a verdadeira fonte da riqueza das nações. Adam Smith opunha-se à intervenção do Estado na economia. Ficou célebre o seu conceito de mão invisível, segundo o qual se os homens atuassem livremente em busca do seu próprio benefício existiria uma "mão invisível" que transformaria os seus esforços em benefícios para todos.

Hoje sabemos que o conceito de mão invisível de Adam Smith é muito semelhante ao conceito de mercado. |

2- David Ricardo (1772-1823), homem de negócios de sucesso, é outro grande vulto na história do pensamento econômico. Principal Obra: "Princípios da Economia Política e da Tributação" e foi escrita em 1817.

Ricardo focou a sua atenção na tendência para a baixa dos lucros que ameaçaria a economia inglesa.

Essa tendência poderia ser neutralizada com o desenvolvimento do comércio externo.

É muito conhecida a sua teoria das vantagens comparativas no comercio internacional em que comparava as vantagens de Portugal e da Inglaterra no comércio entre si.

De acordo com os estudos de Ricardo, Portugal retiraria vantagens no comércio com a Inglaterra se si especializasse na produção e exportação de vinhos enquanto que a Inglaterra se deveria especializar na produção e exportação de trigo.

3- Alfred Marshall (1842-1924 ), matemático que se tornou economista, neoclássico da escola de Cambridge, é um vulto importante da história do pensamento econômico. Principal Obra: "Princípios de Economia" e foi escrita em 1890. É esta a obra que tem servido de base à formação em economia.

Alfred Marshall é considerado o precursor da Economia do Bem-Estar já que o seu objetivo explicito na análise econômica era encontrar solução para os problemas sociais.

Para Marshall a Economia Política estuda a atividade individual e social para atingir o bem-estar. Para ele o processo econômico visa atender às aspirações humanas e à satisfação das suas necessidades materiais. Marshall tem a preocupação de mostrar como o funcionamento dos mercados pode garantir a boa utilização dos recursos disponíveis.

| 4- Karl Marx é um vulto importante da história do pensamento econômico.

Principal Obra: "O Capital".

Marx viveu as primeiras grandes crises do capitalismo industrial e procurou dar uma explicação para essas profundas convulsões.

Na teoria que elabora, prevê a evolução do sistema socioeconômico e a substituição do capitalismo por um outro sistema social a que chama socialismo que, por sua vez, dará lugar a outro, chamado comunismo. |

|5- John Maynard Keynes é um vulto importante da história do pensamento econômico. Principal Obra: "A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda" e foi escrita em 1936. Este livro foi, sem dúvida alguma, o que mais influência teve na vida das sociedades industrializadas após a segunda guerra mundial.

A obra de Keynes foi á resposta à crise em que mergulhou a Economia Política de então, dominada pelas correntes marginalistas, incapaz de explicar a grande depressão que assolou o mundo ocidental nos anos trinta do século passado.

De acordo com Keynes o Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com