TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas obrigatórias para o dossier

Tese: Perguntas obrigatórias para o dossier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, leia pelo menos os livros da bibliografia básica:

1. Liste o máximo de assuntos ou itens de Geografia que qualquer pessoa precisaria saber para ter uma vida melhor.

RESPOSTA: Levando em consideração que a geografia faz parte do nosso cotidiano, ainda que sua utilização não seja percebida, devemos conhecer localização, interpretar mapas, conhecer limites geográficos, meio ambiente, recursos naturais, sociedade, cultura, politica e economia.

2. O que, e como, devemos fazer para que as crianças aprendam Geografia com mais prazer?

RESPOSTA: Trazendo para as salas de aula atividades diferenciadas, tais como acontecimentos, noticiários, filmes, elaboração de maquetes, mapas, etc. Deve-se nas atividades ligar o conteúdo geográfico ao cotidiano da criança, mostrar a ela que tais conteúdos podem ser utilizados para melhorar sua vida cotidiana, ou seja, dar sentido a aprendizagem.

3. Por que muitas pessoas passam fome num país com um território do Brasil?

RESPOSTA: A fome já faz parte da História do Brasil a muito tempo, em nosso país alguns poucos detêm uma quantidade grande de recursos enquanto outros não tem sequer o básico para a sua sobrevivência. diversos fatores influenciam para que essa situação ocorra, a má distribuição de renda, maior parte da população não tem qualificação profissional, má distribuição de terras produtivas, a corrupção e a divida externa, são alguns desses fatores.

4. O que a Geografia tem a ver com o homem?

RESPOSTA: A geografia e o homem caminham juntos em suas descobertas, pois é através de um estudo geográfico que o homem aprende alguns princípios básicos como, localização e compreensão do espaço geográfico, levando em conta que o homem está cada vez mais presente no espaço e a geografia por sua vez está presente em tudo, um exemplo é a relação do homem com a natureza, em que ele age modificando os espaços e os adequando para suas necessidades. Com a geografia se pode estudar melhor esses espaços, sejam naturais ou modificados, e ajudar o homem a se localizar melhor neles e planejar suas ações.

5. Quando, onde e por que surgiram as ideias geográficas, ou seja, a Geografia?

RESPOSTA: A história de pensamento geográfico se inicia com os gregos, os quais foram a primeira cultura a explorar ativamente a geografia como ciência e filosofia, a cartografia feita pelos romanos a medida que exploravam novas terras incluía novas técnicas. A geografia surge da necessidade do homem de compreender o espaço e desvendar os mistérios da natureza.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica. O que faz e qual é a importância desse novo enfoque da Geografia?

RESPOSTA: É o conceito que estabelece o rompimento da neutralidade no estudo da geografia, com a proposta de engajamento e criticidade junto a toda a conjuntura social, economia e politica do m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com