TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planeamento Estratégico Empresarial

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.727 Palavras (27 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

Devido as frequentes mudanças e transformações desencadeadas pela globalização relacionadas a economia, política, social, cultural, tecnológicas e com elevada concorrência com reflexos direitos na organização é quase impossível administrar sem um plano de negócio ou um planeamento estratégico.

Segundo Kotler (2000, p.67) o planeamento estratégico, “é como um processo gerências de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objectivos, as habilidades e os recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança”. O planeamento tem como propósito adoptar medidas decisivas para a condução das atitudes em relação ao seu plano, aumentando a probabilidade de que no futuro, a organização estará no lugar certo e na hora certa, oferecendo uma visão de futuro, independente do tamanho da empresa. Não existe um modelo pronto para o planeamento estratégico, portanto, ao elaborá-lo terá que adequá-lo de acordo com as características da organização e com certa flexibilidade para readaptação de novas estratégias, se necessário, durante o desenvolvimento e a realização da prática. O Planeamento tem como finalidade definir de que maneira a organização aplicará os seus recursos como meios para alcançar os objectivos propostos, com uma visão geral e a longo prazo, ressaltando que sua elaboração é responsabilidade do nível mais alto da organização.

No nível estratégico o planeamento vê a organização como um todo, enquanto o planeamento táctico envolve as partes de uma empresa e o planeamento operacional cuida da colocação em prática, cuidando das partes para adequação do processo administrativo.

Problema

        Porquê que surge o mau planeamento estratégico nas empresas?

II. Hipóteses

H1: Falta de um bom plano estratégico;

H2: Dificuldades na gestão;

H3: Capacidades limitadas dos gestores;

H4: Défice no controlo e avaliação dentro da empresa.

III. Justificativa

        Este tema e de primordial importância porque verifica-se que o mau planeamento estratégico empresarial tem afectado a maior parte das empresas em Angola. Estas depara-se constantemente com a baixa rentabilidade por falta de um plano estratégico, dificuldades no controlo e na gestão e acima de tudo falta de um gestor qualificado.

IV. Objectivo Geral

• Compreender as causas do mau planeamento estratégico empresarial

V. Objectivos específicos

• Estabelecer os métodos para resolver o mau planeamento estratégico nas empresas.

• Criar planos imediatos a resolução de imprevistos.

VI. Metodologia

   O processo metodológico utilizado para realizam desse trabalho foi o da pesquisa exploratória onde utilizamos os seguintes instrumento: revisão bibliográfica e questionário, tendo como objectivo recolher, seleccionar e interpretar os estudos já existentes sobre o assunto.

Primeiramente foi feito a recolha de informações em bruto, depois da leitura, foram extraídas as informações importantes para o início do nosso projecto final.

VII. Limitações

        Na elaboração do nosso trabalho, tivemos algumas dificuldades na recolha de informações, dificuldade financeira, transporto bem como a falta de informação por parte de direcção ou funcionários da empresa em estudo.

VIII. Delimitações

        O tema em estudo (Planeamento estratégico) é bastante pertinente, visto que, a falta de um bom planeamento estratégico tem levado muitas empresas ao declínio. No entanto propõe-se em abordar sobre um planeamento estratégico para melhorar os problemas comuns na empresa quanto a implantação do planeamento estratégico desta forma a empresa PMNI, SA implementou a mesma com um objectivo de compreender.

CAPÍTULO I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1- DEFINIÇÃO DE TERMOS E CONCEITOS

Segundo Lousã (2011; p.43) a empresa “é uma organização onde se realiza a combinação de técnicas das forças produtivas (capital e trabalho) com vista a obtenção de máximo lucro”.

Segundo Antunes (2011, p.98) o planeamento “é uma actividade que se deve fazer contínua e sistematicamente e onde se deve ordenar e identificar as tarefas a realizar, para que consiga atingir os objectivos pré-determinados pela empresa”.

Idem (2011, p.103) estratégia “consiste em saber como se aplica os recursos tendo em vista os objectivos pré-definidos. Assim, a empresa deve escolher a alternativa mas correcta para que consiga obter êxito”.

Segundo Reed (1989, p.25) gestão “é um conjunto de processos racionais que visam atingir objectivos instrumentais, através da mobilização de tecnologias organizacionais eficientes”.

Drucker (1977), em seu livro Introdução a Administração, guarda em um de seus capítulos um espaço para o tema em questão e, antes mesmo de definir o que é planeamento estratégico, ele define o que não é planeamento estratégico. Segundo ele:

  • Planeamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas – quantificar não é planejar;
  • Não é previsão – ele se faz necessário por não se ter a capacidade de prever;
  • Não opera com decisões futuras. Ele opera com o que há de futuro nas decisões presentes;
  • Ele não é uma tentativa de eliminar o risco. É fundamental que os riscos assumidos sejam os riscos certos.

Há muitas conceituações para planeamento estratégico. Segundo Kotler (1992, p.63), “planeamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

Segundo as nossas pesquisas planeamento estratégico “é um processo de tomada antecipada de decisões, com vista a que a organização venha atingir um estado futuro mais desejável”

1.2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

O planeamento estratégico tem evoluído ao longo da história, tanto em sua forma como em sua concepção, em especial na medida em que a sociedade avançava da era industrial para a era da informação e, dessa, para a era do conhecimento.

A origem do planeamento estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações. Os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê de fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo prazo. Apesar de todos esses anos, décadas, séculos e milénios de amostras de planeamento estratégico exercido na prática, somente nos anos 50 surge o Planeamento Estratégico com a finalidade de tratar do problema económico entre oferta e demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com