TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planeamento Estratégico Empresarial

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.727 Palavras (27 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

Devido as frequentes mudanças e transformações desencadeadas pela globalização relacionadas a economia, política, social, cultural, tecnológicas e com elevada concorrência com reflexos direitos na organização é quase impossível administrar sem um plano de negócio ou um planeamento estratégico.

Segundo Kotler (2000, p.67) o planeamento estratégico, “é como um processo gerências de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objectivos, as habilidades e os recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança”. O planeamento tem como propósito adoptar medidas decisivas para a condução das atitudes em relação ao seu plano, aumentando a probabilidade de que no futuro, a organização estará no lugar certo e na hora certa, oferecendo uma visão de futuro, independente do tamanho da empresa. Não existe um modelo pronto para o planeamento estratégico, portanto, ao elaborá-lo terá que adequá-lo de acordo com as características da organização e com certa flexibilidade para readaptação de novas estratégias, se necessário, durante o desenvolvimento e a realização da prática. O Planeamento tem como finalidade definir de que maneira a organização aplicará os seus recursos como meios para alcançar os objectivos propostos, com uma visão geral e a longo prazo, ressaltando que sua elaboração é responsabilidade do nível mais alto da organização.

No nível estratégico o planeamento vê a organização como um todo, enquanto o planeamento táctico envolve as partes de uma empresa e o planeamento operacional cuida da colocação em prática, cuidando das partes para adequação do processo administrativo.

Problema

        Porquê que surge o mau planeamento estratégico nas empresas?

II. Hipóteses

H1: Falta de um bom plano estratégico;

H2: Dificuldades na gestão;

H3: Capacidades limitadas dos gestores;

H4: Défice no controlo e avaliação dentro da empresa.

III. Justificativa

        Este tema e de primordial importância porque verifica-se que o mau planeamento estratégico empresarial tem afectado a maior parte das empresas em Angola. Estas depara-se constantemente com a baixa rentabilidade por falta de um plano estratégico, dificuldades no controlo e na gestão e acima de tudo falta de um gestor qualificado.

IV. Objectivo Geral

• Compreender as causas do mau planeamento estratégico empresarial

V. Objectivos específicos

• Estabelecer os métodos para resolver o mau planeamento estratégico nas empresas.

• Criar planos imediatos a resolução de imprevistos.

VI. Metodologia

   O processo metodológico utilizado para realizam desse trabalho foi o da pesquisa exploratória onde utilizamos os seguintes instrumento: revisão bibliográfica e questionário, tendo como objectivo recolher, seleccionar e interpretar os estudos já existentes sobre o assunto.

Primeiramente foi feito a recolha de informações em bruto, depois da leitura, foram extraídas as informações importantes para o início do nosso projecto final.

VII. Limitações

        Na elaboração do nosso trabalho, tivemos algumas dificuldades na recolha de informações, dificuldade financeira, transporto bem como a falta de informação por parte de direcção ou funcionários da empresa em estudo.

VIII. Delimitações

        O tema em estudo (Planeamento estratégico) é bastante pertinente, visto que, a falta de um bom planeamento estratégico tem levado muitas empresas ao declínio. No entanto propõe-se em abordar sobre um planeamento estratégico para melhorar os problemas comuns na empresa quanto a implantação do planeamento estratégico desta forma a empresa PMNI, SA implementou a mesma com um objectivo de compreender.

CAPÍTULO I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1- DEFINIÇÃO DE TERMOS E CONCEITOS

Segundo Lousã (2011; p.43) a empresa “é uma organização onde se realiza a combinação de técnicas das forças produtivas (capital e trabalho) com vista a obtenção de máximo lucro”.

Segundo Antunes (2011, p.98) o planeamento “é uma actividade que se deve fazer contínua e sistematicamente e onde se deve ordenar e identificar as tarefas a realizar, para que consiga atingir os objectivos pré-determinados pela empresa”.

Idem (2011, p.103) estratégia “consiste em saber como se aplica os recursos tendo em vista os objectivos pré-definidos. Assim, a empresa deve escolher a alternativa mas correcta para que consiga obter êxito”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com