TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Fiscal. Política monetária

Artigo: Política Fiscal. Política monetária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Artigo  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Política Fiscal

A Politica Fiscal é a organização orçamentária do Governo Federal, que visa a arrecadação dos impostos e gastos do país. Sendo assim, tem influencia direta nas atividades econômicas, crescimento e taxa de desemprego brasileira.

A arrecadação dos impostos prejudica as condições da demanda ao influenciar no orçamento que a população poderá investir em seu consumo ou numa renda fixa.

As autoridades tem grande preocupação com o déficit do setor público, mas à um porém, no qual o governo pode fazer alterações sobre o volume das receitas e gastos através dos instrumentos fiscais, sendo feitas as cobranças dos impostos, sendo eles diretos ou indiretos.

Política Monetária

A Política Monetária é responsável pelo controle da moeda na economia, sendo assim, controla os níveis de preços, garantindo o equilíbrio da economia no país. No controle da moeda e da taxa de juros, é necessário utilizar os instrumentos diretos e indiretos, sendo eles: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral.

A Política Monetária é dividida em dois tópicos, nos quais são representados pela:

Política monetária ativa: O Banco Central do Brasil é responsável pelo controle da oferta da moeda, ocasionando oscilações nas taxas de juros, determinando o equilíbrio da oferta e demanda do dinheiro.

Política monetária passiva: O Banco Central do Brasil determina a taxa de juros pelo redesconto ou remuneração dos títulos públicos.

Política Cambial e de Comércio Exterior

A Política Cambial é responsável por estabelecer as relações comerciais e financeiras entre os países. Sendo constituída pela administração das taxas de câmbio e controle das operações cambiais, sempre tendo em vista o comércio externo.

Já o Comércio Exterior é responsável pela troca dos bens e serviços nas fronteiras internacionais. Observa-se que o Brasil tem um aumento de moedas, pois as exportações geram grandes lucros ao país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com