TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que os economistas normalmente se opõem aos controles de preços?

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

1) Por que os economistas normalmente se opõem aos controles de preços?

Isso ocorre porque para os economistas os mercados são uma boa forma de organizar a necessidades econômicas de produtores/ vendedores e compradores, assim interferir nos preços que permitem que o mercado se coordene(ajuste, quantidade ofertada e quantidade demandada segundo a decisão de milhares de ofertantes e demandantes) impediria que os desejos de todos fossem satisfeitos podendo resultar em escassez ou excesso de oferta persistente de produtos nos mercados.

2) O que determina a maneira com o ônus tributário se divide entre compradores e vendedores? Por que?

O fator determinante para entender a distribuição do ônus tributário(incidência tributaria) é a elasticidade ou inclinação das curvas de oferta e demanda. Observando as duas situações de cobrança de impostos podemos chegar a conclusão de que o ônus do imposto real mais pesadamente sobre o lado que possui a curva menos elástica( ou seja, mais inclinada).

3) Um senador quer aumentar a receita tributária e deixar os trabalhadores em melhor situação. Um membro da sua equipe propõe aumentar o imposto sobre a folha de pagamento paga pelas empresas e usar parte da arrecadação adicional para reduzir o imposto sobre a folha de pagamento pago pelos trabalhadores. Isto realizaria os objetivos do senador? Explique.

Isso não terá qualquer efetividade devido ao fato constatado na pagina 124 onde se ressalta a caracteristica de equivalência tributaria. Ou seja, não imposta de que é cobrado o imposto em caráter direto, pois os mecanismos de oferta e demanda sempre findarão por distribuir o ônus do imposto entre compradores e vendedores da mesma forma

4) Se o governo cobrar 500 reais sobre os carros de luxo, o preço pago pelos consumidores aumentará  mais que 500, menos ou exatamente este valor? Explique.

O preço aumentará menos do que R$500,00 pois apesar da vontade dos vendedores de repassarem todo o imposto para ser pago pelo compradores os mecanismos de oferta e demanda de mercado não permitirão isto como pode ser visto no gráfico abaixo:

5)Quais fatores determinam se a elasticidade da demanda é alta ou baixa?

Disponibilidade de bens substitutos, Essencialidade do bem, Importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor.

6) Qual a diferença entre elasticidade preço da demanda e elasticidade renda da demanda?

Elasticidade-preço da demanda é a medida de quanto a quantidade demandada de um bem muda em reação a uma mudança no preço deste bem, já a elasticidade-renda da demanda é a medida de quanto a quantidade demandada de um bem muda em reação a uma mudança na renda dos consumidores.

7)Qual a diferença entre demanda elástica e inelástica.

Uma demanda elástica é aquela em que uma leve mudança no preço levará a uma drástica mudança na demanda pelo produto. Difere de uma demanda inelástica no sentido de que uma mudança no preço pode ter pouco ou nenhum efeito sobre a demanda dos consumidores.

8) Por que a elasticidade da demanda é menor a curto do que a longo prazo?

No caso de muitas mercadorias, a elasticidade preço da demanda de longo prazo é maior do que a de curto prazo. Isso ocorre porque os consumidores tem mais tempo para se adaptar as mudanças de preço do bem.

9) Dada as seguintes elasticidades renda da demanda, você classificaria os bens como normais ou inferiores?

a) batata: 0.5 Bem normal

b) Feijão preto: -0.1.  bem normal

c) Câmera de vídeo: 1.4. 1  bem inferior

10)A renda de Popeye diminuiu e, como resultado, ele compra mais espinafre. O espinafre é um bem normal ou inferior?

Neste caso temos que o espinafre é um bem inferior (na hora que a renda diminui temos um aumento da demanda). A curva de demanda se desloca para a direita e para cima aumentando a quantidade demanda e o nível de preços ao atingirmos o novo ponto de equilíbrio.

11) Para cada par, identifique se são complementares ou substitutos:

a) DVDs e aparelho de TV; Complementares

b) DVDs e ingressos de cinema;  Substitutos

c)Aparelhos de TV e ingressos de cinema. Substitutos

12)Para cada um dos pares, qual dos itens você espera que tenha demanda mais elástica e por que?

a)Livros didáticos e romances;

Maior elasticidade estaria presente nos romances, pois seriam mais supérfluos que os livros obrigatórios.

b)Gravações de Beethoven e gravações de música em geral;

Maior elasticidade estaria presente nas gravações de Beethoven, pois representaria uma definição mais restrita do mercado de musica clássica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com