TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previsão de Consumo

Relatório de pesquisa: Previsão de Consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

O passo inicial para a tomada de decisões com relação ao nível de estoque e ao dimensionamento das capacidades produtivas da empresa é feita pela previsão de demanda através diversos métodos, que contribuirão para evitar o desperdício de tempo, material e energia, ou a falta de produtos para atender o mercado. A previsão de consumo é um processo racional de busca de informações acerca do valor das vendas futuras de um item ou de um conjunto de itens. Tanto quanto possível ela deverá fornecer também informações sobre qualidade e localização dos produtos no futuro.

2 PREVISÃO DE DEMANDA

Processo que busca informações que definam a quantidade, quais os produtos e quando serão comprados pelos clientes de forma que a empresa possa se planejar e se preparar para essa demanda, por isso é importante essa previsão não possuir erros drásticos porque poderá trazer altos custos para a organização.

A previsão deverá ser sempre considerada uma hipótese mais provável dos resultados e possui as seguintes características:

➢ A eficácia dos métodos empregados;

➢ Será o ponto de partida de todo o planejamento de estoques e produção;

➢ Utilização de dados sobre o comportamento do passado que servirá de base para o comportamento do futuro;

➢ Os métodos utilizados de previsão não conduzem a resultados perfeitos;

➢ Qualidade das hipóteses utilizadas no raciocínio.

3 COMPORTAMENTO DA

DEMANDA

Existem algumas formas de prever o comportamento da demanda:

a) Projeção: Compreende que as vendas futuras da empresa serão as mesmas repetidas no passado ou elas crescerão conforme a tendência de crescimento observada no passado.

b) Explicação: São aplicações de técnicas de regressão e correlação que procuram explicar as vendas do passado baseada as leis que relacionam as mesmas com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível.

c) Predileção: A evolução das vendas futuras será projetada por funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes na demanda e no mercado.

4 MÉTODOS DE PREVISÃO

Para elaborar uma previsão existem vários métodos que podem ser utilizados em quaisquer circunstâncias, no entanto, para o sucesso desse trabalho se faz necessário a utilização de diversos fatores, como:

a) Disponibilidade de tempo, dados e recursos: Existem certos métodos mais sofisticados que utilizam modelos matemáticos, exigindo profissionais com conhecimento necessário para lidar com esses modelos, além de dados numéricos em grande quantidade.

b) Horizonte de Previsão: Existem métodos com melhores desempenhos para previsões no curto prazo, como para mês, semanas ou dias, e outros para previsões no longo prazo.

Existem dois tipos de abordagem, o qualitativo e o quantitativo, que são consideradas as bases das previsões de demanda e é através desses instrumentos e conceitos que podemos classificar os métodos.

4.1 MÉTODOS QUALITATIVOS

Os métodos qualitativos envolvem estimação subjetiva através de opiniões de especialistas que tenham condições de opinar sobre a demanda futura. Não se apóiam em nenhum método específico e são muito utilizados na ausência de dados ou do lançamento de novos produtos. Podemos dividir essa forma de previsão através de três técnicas:

1. Opiniões dos executivos: Um grupo geralmente pequeno de executivos vindo das principais áreas da empresa, como Marketing, Finanças, Vendas e etc., se reúnem para efetuar previsões de longo prazo.

2. Opinião da força de vendas: Quando as previsões de demandas são definidas com base na opinião de profissionais envolvidos diretamente com as vendas da organização.

3. Pesquisa junto a consumidores: É feito uma pesquisa bem planejada com uma amostra dos clientes da empresa para se definir a previsão de vendas no período desejado.

4. O método Delphi: Esse modelo consiste na reunião de um grupo de pessoas especializadas que devem opinar sobre uma determinada previsão, dentro das regras estabelecidas para as coletas das opiniões. Esse método não permite que uma personalidade sobreponha sobre as outras, porque as opiniões são expressas independentemente, por exemplo, através de questionários preestabelecidos.

4.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS (MATEMÁTICOS)

Os métodos matemáticos são aqueles que utilizam modelos matemáticos para elaboração da previsão, dessa forma, é possível ter um controle do erro, mas é necessário possuir informações quantitativas preliminares. Dois

são os tipos básicos de métodos quantitativos: modelos causais e modelos de séries temporais.

4.2.1 Métodos Causais

A demanda de um item ou um conjunto de itens é feita através de um ou mais fatores internos ou externos da organização (situação econômica, taxa de juros, inflação, etc.), consideramos esses fatores como variáveis causais, e citamos como exemplo, o consumo de determinados produtos.

Dentro dos métodos causais podemos destacar o modelo de regressão da demanda que tenta descobrir, utilizando pares de valores da demanda das variáveis causais, alguma lei que as ligue, lei essa expressa por uma equação matemática, podendo ser:

a) Regressão Simples: É a situação em que relacionamos a demanda a uma única variável causal, e pode ser representada através da função:

Y= f(x)

Onde “X” será a variável causal ou independente e “Y” a variável dependente, sendo “f(x)” indicador de que os valores de “Y” podem ser determinados caso sejam conhecidos os valores de “X”.

Sendo considerada na Regressão Linear Simples a função Y = a + b X, esse formato só fica completamente determinado se conhecermos os valores dos parâmetros “a” e “b”, para isso o procedimento de determinação de “a” e “b” exige que sejam conhecidos pares de valores (Y,X) que se correspondam. Nesse caso (Regressão Linear Simples), o procedimento chama-se ajuste da linha reta ou ajuste da equação da reta aos dados originais

b) Regressão Múltipla: É a situação em que relacionamos a demanda a mais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com