TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais problemas econômicos

Tese: Principais problemas econômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 9

apítulo 1

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quando, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção.

R: Pois sem a escassez não haveria a razão para produzir. Assim, todos teriam acesso em recursos ilimitados, assim, todos poderiam produzir em unidades ilimitadas.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: Mostra o quanto as pessoas devem abrir mão do bem para produzir e depois consumir mais do que outros bens.

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção ou curva de transformação.

R: Esse formato côncavo, é pelo fato de quanto mais produzir um determinado produto X, menos será consumido o produto Z.

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

R: Presumo que sua questão refira-se a uma economia aberta.

Partindo-se do total da procura de bens e serviços, esse total, da forma como se encontra definido na Conta de Produção, resulta da soma aos fluxos de procura agregada (consumo das unidades familiares, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, exportações) aos quais se adiciona, quando positiva, a variação de estoques. Uma vez determinado o total da procura de bens e serviços, podemos deduzir os demais agregados macroeconômicos definidos através do fluxo circular. Os fluxos correspondentes às categorias de transações interpostas entre esses conceitos de agregados macroeconômicos canalizam-se para três unidades captadoras: acumulação, Governo e Resto do mundo. Daí recanalizam-se, sob a forma de procura agregada, para realimentar continuamente os circuitos circulares das atividades de produção e de apropriação.

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: Bens de Capital (ou Produção) São os bens que servem para a produção do outros bens, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e construção. Bens de consumo são todos os itens destinados a satisfazer as necessidades humanas. Exemplificando, são bens de consumo alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc. Não são bens de consumo maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens. Podemos dividir os bens de consumo por tipo: Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços. Bens Intermediários são aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o açúcar nas balas, os componentes na televisão, etc.

6. Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique:

R: Com a utilização da matemática é que se pode dar base aos estudos estatísticos, pois, os estudos paramétricos e não-paramétricos têm como pressupostos básicos e essenciais à matemática (probabilidade) e a aritmética, pois, sem ambas, não há condições de existência da estatística e, em particular, da econometria. A teoria econômica tem um amplo campo de aplicação das teorias matemáticas em geral, não para se decidir como uma verdade nua e crua, mas, para dar suportes ao fazedor de políticas econômicas e sociais em suas decisões. É bem verdade que alguns economistas matemáticos tem utilizado o quantitativismo como verdades absolutas, todavia, deve-se deixar claro que os números demonstram apenas uma radiografia da realidade, porém, o poder de decisão deve ser uma questão política dos decisores.

EXERCICIOS DO CAPÍTULO 2

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: Os Mercantilistas acreditavam que para uns pais ser rico ele deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época as transações entre países eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países. Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (matéria-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria prima.

2. Quem foi o destacado dos economistas clássicos? Quais as suas principais ideias?

R: Adam Smith - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restrito a três funções principais, quais sejam: 1 - Defesa da Nação.

2 - Garantir Justiça e Segurança.

3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.

Principais Ideias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

R: De forma muito simplória, tal teoria diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas. A teoria foi formulada por David Ricardo.

4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano à demanda efetiva?

R: Demanda efetiva de Keynes: A teoria de Keynes é baseada no principio de que os consumidores aplicam as proporções de seus gastos em bens e poupança, em função da renda. Quanto maior a renda, maior a percentagem da renda poupada. Assim, se a renda agregada aumenta em função do aumento do emprego, a taxa de poupança aumenta simultaneamente. E como a taxa de acumulação de capital aumenta, a produtividade marginal do capital se reduz, e o investimento é reduzido já que a lucratividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com