TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais problemas econômicos

Seminário: Principais problemas econômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

CAPITULO 1

1) Os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez de recursos de produção, esses problemas estão interligados ao que produzir no qual a sociedade terá que escolher, dentro das possibilidades de produção. Tem como escolha os recursos de produção de bens e serviços, e com escolher ser serão produzido os bens e serviços. Os produtos tem como opção o método de eficiência, aquele que tiver o menor custo de produção possível.

2) A curva de possibilidade mostra a capacidade máxima de produção da sociedade, analisando pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que de dispõe em dado momento do tempo. E um conceito teórico com o qual mostra a escassez de recursos impõe limite à capacidade produtiva de uma sociedade que terá escolhas entre deferentes alternativas de produção.

3) A curva ABCDE indica todas as possibilidades de produção potencial de maquinas nessa economia hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia irá operar no pleno emprego, ou seja, á plena capacidade, utilizada todos os fatores de produção disponíveis.

4) Na figura essas transações são representadas pelas linhas da parte superior do quadro as linhas cheias representam movimentos de bens e as linhas tracejadas a contrapartida monetária do movimento de bens. Dessa maneira as duas linhas superiores do lado esquerdo da figura representa o fator de indivíduos vencerem os serviços de seus fatores de produção no mercado de fatores e recebem uma contrapartida monetária do uso desses serviços por parte das empresas.

5)

• Bens de consumo: São aqueles que satisfazem diretamente as necessidades.

• Bens de produção: São utilizados para produzir os bens de consumo e, assim satisfazem indiretamente essas necessidades.

• Intermediário (intermédio): Matéria- prima e produtor semi- elaborados que entram na composição de outros bens.

• Bens capitais: Maquinas equipamentos e instalações que são utilizadas na produção de bens econômicos.

• Fatores produtivos: Isso é o trabalho, a terra as maquina, as ferramentas, os edifícios e as matérias-primas, são utilizados para produzir bens e serviços.

6) A economia positiva procura da explicação objetiva sobre o funcionamento da economia. A economia normativa refere-se aos preceitos éticos e as normas de justiça. Ex: Positivo: Se o preço da gasolina aumentar em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina cairá.

Normativa: Na afirmação “O preço da gasolina não deve subir” expressamos uma opinião ou juízo de valor, ou seja, se é um a coisa boa ou má.

7) A matemática e a estatística são ferramentas para estabelecer relações entre varias economias.

CAPITULO 2

1) A riqueza para os mercantilistas consiste na acumulação de riquezas de uma nação. A fomentação do comercio exterior e entesourar riquezas. O acumulo de metas adquire grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Sendo que os fisiocratas a riqueza consiste em bens produtivos com a ajuda da natureza (fisiocratas significa “regras da natureza”) em atividades econômicas como a lavoura a pesca e a mineração.

2)

3) A teoria das vantagens, elaboradas por Adam Smith e posteriormente aperfeiçoada por da David Ricardo. Essa teoria parte do principio de que os países que comercializam entrem si

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com