TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual interdisciplinar

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................2

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................3

4 REFERÊNCIAS....................................................................................................... 4

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar que com as dificuldades que as organizações vêm enfrentando em se manter no mercado competitivo vivendo cada vez mais sobre pressão com a velocidade das mudanças em seus processos. Por isso é necessário buscar melhoria em suas praticas independente qual seja sua área de atuação. O investimento em treinamento e desenvolvimento, e a valorização desta praticam, pois é o melhor caminho para desenvolver e preparar pessoas para desempenhar e executar suas funções com segurança e satisfação dentro das organizações.

Não só envestir, mas planejar acompanhar avaliar, usando as ferramentas correta, as dinâmicas e jogos é bastante eficaz. Promover melhorias nas condições de trabalhos para os seus colaboradores reduzindo os riscos de acidente e promovendo a satisfação dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Dando propósito e direção ao esforço coletivo para que juntos possam transformar a realidade dentro de uma organização, levando em conta que treinamento é um processo educacional constante onde as pessoas aprendem não só a desempenhar suas tarefas, mas também a ter atitudes, conhecimentos desenvolvem habilidades competência para cumprir os objetivos não só nas organizações, mas também na vida. Importante saber que o treinamento possibilita a adaptação do trabalhador em sua área de atuação fazendo com que este desenvolva suas tarefas com mais confiança, responsabilidade e conhecimento e um treinamento bem planejado observando todas as etapas vai ter por certo um retorno financeiro para a organização, pois com profissionais altamente qualificados pode-se enfrentar o aumento da competição e concorrência, os avanços tecnológicos e as demandas por aumento de produtividade. As organizações necessitam desenvolver habilidades em seus colaboradores para o trabalho em equipe e para tomada de decisões. Assim como os executivos precisam se tornar lideres planejadores. Pois com o mundo de mudanças rápidas em que vivemos exigem gerentes que estejam dispostos a serem muito mais instrutores e consultores do que ser autoritário que dar ordens e que é chefe absoluto.

2 DESENVOLVIMENTO

Treinamento é um processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho, é o ato de aumentar conhecimento a um empregado para desempenho de um determinado cargo. Também é um processo educacional de curto prazo onde as pessoas aprendem a ter atitude diante dos aspectos da organização para desenvolvimento de habilidades, competência em função dos objetivos definidos. Após o treinamento a empresa espera que o retorno seja convertido em melhoramento de seus resultados provocando uma mudança no comportamento de seus colaboradores, fazendo com que eles trabalhe de acordo com os seus princípios.

Na evolução de estudos e a criação da teoria de Relações Humanas segundo ( Maximiniano,2004), o treinamento deixa de ter aquela visão operacional para ceder espaço a uma capacitação profissional com demissões mais psicologias incluindo o perfil humano, outros aspectos como sentimento e a influencia de grupos sociais.O desempenho segundo (Malvezz, 1999), é determinado por diversos fatores como motivação,expectativas e valores. Como conseqüência dessa nova visão a capacitação profissional passou-se a observar também a cognição com aplicação de jogos e dinâmicas de grupos, dramatizações e com isso o treinamento começou a ser visto como um evento sistêmico e não mais isolado e se observa uma diferenciação entre dois processos distintos, treinamento e desenvolvimento. Treinamento corresponde ao aperfeiçoamento dos desempenhos do mesmo nível hierárquico já o desenvolvimento é uma ampliação de potencialidades visando capacitar o individuo para ocupar cargos que envolvem mais responsabilidade e poder. Concluindo o treinamento é uma pré-condição ao desenvolvimento.

Planejamento de um programa de treinamento

Após o levantamento das necessidades de treinamento passamos para elaboração do programa, que, de acordo com Chiavenato(2006) deve englobar os seguintes itens: o que treinar, quem deve aprender, quando deve ser ensinado,onde deve ser ensinado,como se deve ensinar e quem deve ensinar.

Portanto nesta etapa, nos concentramos em fazer o planejamento de treinamento, pensando em questões do conteúdo a ser tratado quais colaboradores precisam de treinamento quem será o condutor das atividades,quando deve ser colocado em pratica,e em que local será realizado.

De forma bem detalhada Graceffi (2006,p.24) argumenta que planejamento do treinamento consiste em quantificar,escolher quando e como suprir as necessidades já definida e quais recursos humanos,matérias financeiros serão necessário mobilizar.

Alguns tipos de treinamento que podem ser realizado pela empresa: Os treinamentos que podem ser realizado dentro do ambiente de trabalho da empresa São: treinamento introdutório, rotação de cargos e os programas de estágios e treinee. Os treinamentos que geralmente são realizados fora da empresa são as palestras, seminários, conferenciam, simulações, dramatizações, estudos de casos e jogos de empresas. Definindo o que venha a ser treinamentos introdutórios que tem o objetivo de ambientar o novo colaborador a empresa, aos funcionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com